Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 07 de Dezembro de 2016 às 23:17

Euro avança ante dólar com investidor atento à reunião do BCE

Agência Estado
O dólar caiu em relação ao euro nesta quarta-feira (7), com os investidores atentos à reunião de amanhã do Banco Central Europeu (BCE).
O dólar caiu em relação ao euro nesta quarta-feira (7), com os investidores atentos à reunião de amanhã do Banco Central Europeu (BCE).
No fim da tarde em Nova Iorque, o dólar caía de 114,08 ienes na tarde de ontem para 113,76 ienes e o euro avançava de US$ 1,0718 para US$ 1,0767.
Amanhã, além de decidir o rumo das taxas de juros, o BCE irá anunciar se irá estender ou não o prazo de sua política de estímulos na zona do euro, prevista para terminar em março. Analistas do Credit Suisse disseram que o BCE pode oferecer alguma flexibilização na reunião, mas ressaltam que o banco considera indicar quando que as compras de ativos (QE, na sigla em inglês), atualmente no valor de 80 bilhões de euros por mês, deverão terminar de vez, o que deu impulso ao euro.
"Esse tipo de sinal misto não é muito fácil de decifrar", disseram os analistas, em nota. "Um movimento mal explicado representaria um risco de uma crise europeia e um forte aumento do euro no dia". Caso o presidente do BCE, Mario Draghi, anuncie o fim do programa de relaxamento quantitativo, o euro tende a avançar.
Além da reunião do BCE, analistas estão com as expectativas elevadas sobre a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), que ocorre na próxima semana. Um aumento nas taxas de juros é dado como certo pelo mercado devido a dados positivos que os EUA vêm divulgando, mas os investidores aguardam com ansiedade as sinalizações do Fed quanto aos próximos aumentos.
O rali do dólar começou no mês passado, impulsionado por expectativas de que o governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, irá aumentar os investimentos em infraestrutura e cortar impostos para impulsionar a economia. Essas ações aumentam as perspectivas de um aperto monetário pelo Fed.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO