Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 11 de dezembro de 2016. Atualizado às 22h39.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 12/12/2016. Alterada em 11/12 às 23h42min

Ainda sobre javalis

Referente ao artigo do médico Carlos Cesa Filho, com o título "Sobre Javalis" (Jornal do Comércio, 09/12/2016), poucas vezes li algo tão fora da realidade brasileira. Cabe apenas sugerir que se informe um pouco mais sobre a fauna brasileira - em franca recuperação por ações de verdadeiro compromisso com o meio ambiente promovidos pelos nossos agricultores, que em passado não tão recente, realmente, tiveram responsabilidades quanto a danos ambientais, mas que, ao incorporarem ações, como plantio direto, uso responsável das sementes transgênicas, tríplice lavagem e muitas outras previstas no Código Florestal Brasileiro, estão dando uma verdadeira lição sobre responsabilidade e recuperação ambiental. É lógico que ainda temos um caminho árduo pela frente em relação aos cuidados com o meio ambiente, mas posso afirmar que os danos ambientais de hoje, causados na agricultura, são infinitamente menores do que os causados nas cidades e, principalmente por leigos, que escrevem sobre assuntos que, na década passada, ainda poderiam ter algum sentido de verdade, mas que, felizmente, hoje, estamos em nova realidade. Em tempo: não sou caçador, nem uso armas, mas tenho a felicidade de estar bastante em contato com o meio ambiente e sou testemunha das manadas de porco e javaporco que estão infestando as matas e lavouras na nossa região, trazendo consigo inclusive animais predadores, tais como os pumas, que frequentemente têm rondado as propriedades rurais, além de concorrerem em situação de vantagem com os animais nativos da região. (Edson Schäfer, empresário, Condor/RS)
Corporações
É triste ver o orgulho com que as corporações de servidores públicos divulgam os prejuízos para a população, empresários e todo o Brasil por conta de suas greves. Ou o governo dá o que eles pedem, quase sempre aumentos de vencimentos, ou eles param a fiscalização nas fronteiras, portos e aeroportos. É uma vergonha. E ganham muito bem. Mas querem ainda fazer as suas próprias leis. (Ruy de Castro, Porto Alegre)
Corrupção
A corrupção está desenfreada no Brasil. Prefeito eleito, professores universitários aqui no Estado, fraudes e mais fraudes, mas apenas acusam os políticos. Ainda bem que a Polícia Federal, juízes e o Ministério Público Federal estão agindo. (Bráulio de Menendez, Canoas/RS)
Desastres
Desde moço, ouço a história de que um acidente de aviação geralmente acontece antes de outros dois, pela mesma época. Foi o que aconteceu com o avião da Lamia e que vitimou 71 pessoas lá na Colômbia. Depois, caíram um helicóptero e um avião agrícola, aqui no Rio Grande do Sul. Agora, outro, bem longe daqui, no Paquistão, voo comercial. A teoria, na prática, funcionou. (Marco Antônio do Outeiral, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia