Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de dezembro de 2016. Atualizado às 21h55.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Notícia da edição impressa de 16/12/2016. Alterada em 15/12 às 20h01min

Joint venture em freios

A gaúcha Fras-le e a norte-americana Federal-Mogul Motorparts assinaram acordo para a criação de uma joint venture, ainda sujeita à aprovação das autoridades econômicas pertinentes. Pelo entendimento, as empresas pretendem estabelecer uma parceria estratégica para o fornecimento de componentes de freio para veículos leves premium, tanto no âmbito das montadoras quanto do mercado de reposição brasileiro e da América do Sul. A joint venture terá sede em Sorocaba (SP) e irá operar sob o nome de Jurid do Brasil Sistemas Automotivos Ltda. A Fras-le distribuirá os produtos, além de prover tecnologias complementares de fabricação e instalações de engenharia e testes através de suas operações em Caxias do Sul.
Segundo pior mês
Novembro foi o segundo pior mês do ano para o mercado de veículos importados, mesmo com alta de 0,4% nas vendas em novembro em relação a outubro. No acumulado de 2016, com total de 32.516 unidades comercializadas, persiste tendência acentuada de queda: menos 40,9%. O balanço é da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.
Expansão de exportações
O Consórcio de Transportes Cooperativos Metrocoop R.L., um dos mais importantes operadores de transporte urbano da Costa Rica, adquiriu recentemente 30 ônibus Marcopolo Torino. O negócio é resultado das ações do Projeto Conquest, que visa à ampliação contínua das exportações da fabricante brasileira.
Tecnologia para automação
A Google anunciou o lançamento de uma empresa dedicada exclusivamente aos automóveis autônomos. Batizada de Waymo ("way forward in mobility", ou caminho a seguir na mobilidade), a nova divisão tem como meta colocar no mercado, nos próximos anos, não necessariamente um veículo autônomo, mas sim a tecnologia que o viabilize. Tal projeto vem em gestação na empresa desde 2009.
Dados de financiamentos
Os financiamentos de veículos no Brasil somaram 404.737 unidades em novembro. O resultado expressa queda de 0,1% em relação ao mesmo período de 2015. No Rio Grande do Sul, foram 25.591 veículos novos e usados financiados em novembro, 3,7% abaixo do mesmo mês do ano passado. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados, em levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip.
Mobilidade alternativa
A Ford lançou um projeto experimental para incentivar a carona entre os empregados de todas as suas unidades no Brasil, que busca também a redução do trânsito e poluição nas cidades. A comunidade de caronas é o segundo projeto experimental de mobilidade da montadora no País. O primeiro foi o programa de compartilhamento de carros da frota com os empregados, também iniciado neste ano. O novo projeto é resultado de uma parceria da Ford com o aplicativo WiiMove.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia