Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de dezembro de 2016. Atualizado �s 21h44.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 02/12/2016. Alterada em 01/12 �s 21h51min

Preven��o de acidentes

A ZF lançou um sistema inteligente que aumenta a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas nas cidades. Chamado X2Safe, o algoritmo pode alertar sobre uma colisão iminente. A tecnologia se comunica com veículos, smartphones e smartwatches (relógios "inteligentes") e é capaz de iniciar manobras autônomas ou semiautônomas. Facilmente implantado, o sistema permite uma completa rede em nuvem para veículos e para todos os usuários de vias públicas - quanto mais pessoas e automóveis estiverem conectados, mais efetiva será a prevenção de acidentes.
Inovação no 1.0
A Ford revelou que sua engenharia vem trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia de desativação de cilindro para o motor 1.0 EcoBoost, que aqui no Brasil equipa, por enquanto, apenas o New Fiesta. O objetivo é levar a inovação, inédita em um propulsor dessa cilindrada, ao mercado a partir de 2018, com vantagens em economia de combustível e redução de emissões.
Produção argentina
A Toyota alcançou o marco de um milhão de unidades produzidas, entre a picape Hilux e o SUV SW4, desde 1997, em sua planta localizada em Zárate, cidade que fica na região metropolitana de Buenos Aires. Em quase 20 anos de operação, foram feitas 860 mil exemplares da Hilux e 140 mil do SW4, também vendidos no mercado brasileiro.
Processo premiado
A Troller recebeu o prêmio de melhor produto de 2016 da Society of Plastics Engineers (SPE), na Alemanha, com o processo de moldagem da carroceria desenvolvido para o novo T4. Única no Brasil, a técnica é a mesma usada no Ford Mustang GT e em outros veículos de alta performance. As peças são moldadas por compressão a quente em matrizes de aço. A SPE é a maior associação técnica da indústria global de plásticos. Fundada em 1941, tem mais de 20 mil membros em 84 países.
Carreira relembrada
Chega às livrarias "Aristides Bertuol, o piloto da carretera número 4", biografia que detalha a carreira do gaúcho no automobilismo regional e brasileiro das décadas de 1950 e 1960. Com prefácio do bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, o livro traz informações pouco conhecidas sobre a época das corridas de rua. A obra combina entrevistas, registros escritos e acervo fotográfico em trabalho de pesquisa de Gilberto Mejolaro, com textos do jornalista Fabiano Mazzottti.
Respondendo à demanda
Devido ao aumento na demanda das exportações da picape Chevrolet S10 para países como Argentina e México, a General Motors do Brasil irá abrir 200 postos de trabalho, a partir de janeiro de 2017, na fábrica de São José dos Campos (SP). A expectativa da empresa é encerrar 2016 com um aumento de 25% na produção em relação ao ano passado, alcançando 50 mil unidades montadas do utilitário. Os funcionários a serem contratados atuarão nas duas linhas de usinagem para motores a diesel.
Ruim, mas nem tanto
A Triumph comercializou no mercado brasileiro, no varejo, entre janeiro e novembro deste ano, 3.500 motocicletas, e deverá totalizar 3.800 unidades até o final de dezembro. Com isso, registrará queda de 4,5% nas vendas em relação a 2015. Isolado, o resultado parece ruim, mas fica amenizado frente à queda de cerca de 21% do segmento de motos acima de 500 cilindradas no País. De positivo, a participação da marca no Brasil, em torno de 10,75%, bem superior à sua média mundial, que é de 6,4%. Para 2017, a Triumph projeta emplacar aproximadamente quatro mil unidades, com elevação do market share para algo entre 11% e 12%, metas sustentadas principalmente pela ampliação do seu leque de produtos.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia