Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 18 de dezembro de 2016. Atualizado às 21h10.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 19/12/2016. Alterada em 18/12 às 20h43min

Marchezan e o leão

VOTO/DIVULGAÇÃO/JC
A maioria dos empresários não tem um projeto para o Brasil, só os tem para o próprio umbigo. Esta foi uma das tantas afirmações que o prefeito eleito Nelson Marchezan disparou no almoço Brasil de Ideias, da revista Voto de Karim Miskulin (foto), para uma plateia onde havia muitos empresários, no restaurante Eleven. Insistiu muito que não quer e não pode "fazer o mesmo" na prefeitura. "Não quero ser o leão da Metro, que só ruge no início do filme", falou.

Por falar em omissão...

...reconheça-se que, nos últimos tempos, um número cada vez maior de empresários e presidentes de entidades empresariais tem feito autocrítica sobre sua omissão. E estão engajando-se em projetos sociais e dialogando com camadas da sociedade da qual mantinham distância.

Azar da maioria

Temos que reformar o conceito de pobres e passar a usar a expressão com dois significados, um com e outro sem aspas. Diabruras é que não faltam. Na sexta-feira, alguns deles tentaram assaltar a funcionária de uma barbearia debaixo do viaduto Otávio Rocha. As mulheres sempre são as mais visadas. Não foi a primeira vez, nem será a última, para azar da maioria silenciosa.

Comércio de rua...

Interessante o resultado da pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA. Aponta que a compra dos presentes de Natal continuará sendo mais realizada em shopping centers, mas com uma diminuição de 70% para 60% dos pesquisados. As lojas de rua tiveram um acréscimo de 37% para 52%, enquanto a internet subiu de 11% para 14% das negociações.

...e comércio na web

Outro levantamento interessante é o do portal de compras on-line EntregueEmCasa, que identifica como maiores compradoras as mulheres (70% do total) que trabalham o dia todo, com mais de 40 anos, formação superior e que têm muitas frentes para atender. Seu tíquete médio é de R$ 175,00. E compram três vezes por mês.

Sombras e luzes

Você descobre quem tomou banho pelado quando a maré baixa. É com a frase do megainvestidor Warren Buffet que o poeta e escritor Luiz Coronel divulga seu livro "2016, sombras e luzes", crônicas sobre um ano inquietante, define. A obra tem uma abordagem interessante, bem ao gosto do criativo autor.

Pedestre proibido

A Smic quase chegou lá na sexta-feira passada. Mais uma fileira ou duas de camelôs na Rua da Praia e o pedestre não poderia caminhar pela tradicional rua, especialmente da esquina com a Marechal Floriano até a Praça da Alfândega. Mas ainda tem esta semana para chegar lá.

Crise na guaiaca

Correm rumores no mercado das casas noturnas que uma tradicional casa da Capital foi vendida para um grupo do Rio de Janeiro. Outrora pródigo, este ramo se ressente das guaiacas vazias e também da concorrência das autônomas. E como as há.

Falência de reputações

Palestra de Mario Sergio Cortella , promovida pela Amcham de Porto Alegre, realizada no centro de convenções do Hotel Plaza São Rafael
Palestra de Mario Sergio Cortella , promovida pela Amcham de Porto Alegre, realizada no centro de convenções do Hotel Plaza São Rafael
JC
Para marcar os 15 anos do seu evento Café com a Unimed, o Instituto Unimed-RS trouxe o filósofo Mário Sérgio Cortella para falar sobre responsabilidade social, no Plaza São Rafael. Ele sabe como encantar uma plateia. Alterna temas sérios recheados com causos. Ao falar do País, Cortella disse que "estamos assistindo à falência de reputações em série". Enfim, ele é do ramo.
 

Miúdas

LEITOR elogia a BM de Capão da Canoa, que fez uma blitz retirando carros estacionados na areia.
ESSA do STJ de não considerar crime desacato às autoridades é, é... incompreensível.
PARA o Grêmio, a queda do Inter não foi um bom negócio. Não tem carro enchendo o retrovisor.
MELHOR piada do mundo é o nome oficial da Coreia do Norte: República Popular Democrática da Coreia.

Finais

AGÊNCIAS do Banrisul anteciparão sua abertura em uma hora, durante os dias 19 a 23, para atendimento exclusivamente nas plataformas de negócios. RGE ampliou o prazo até o dia 31 do seu programa Desconto Eficiente - Motores Elétricos. SERVIDOR da Justiça Paulo Oympio foi reconduzido à presidência da Associação dos Servidores da Justiça do RS.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia