Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 09 de dezembro de 2016. Atualizado às 16h49.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 09/12/2016. Alterada em 09/12 às 16h44min

Invocado da Matarazzo

ESTÂNCIA DA FIGUEIRA /ESTÂNCIA DA FIGUEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Um leilão de cavalos crioulos, neste sábado, em Camaquã, apresentará ao mercado gaúcho a Cabanha Villa Matarazzo, antiga Estância da Figueira, de propriedade do cineasta Jayme Monjardim Matarazzo; e a Cabanha Valentina, de Washington Umberto Cinel. Também haverá leilão de arte e o lançamento do espumante Maysa, produzido por Monjardim. O leilão dos animais será feito em parceria com a Cabanha do Barulho e a marca de luxos campeiros La Victoria. A sede da Figueira começou a ser construída em 1795. O título da nota é o nome deste belo animal.

Os perdidos

É chegada a época das especulações futebolísticas. Proliferam empresários e palpiteiros que querem impressionar os dirigentes dos clubes, incluindo a farta distribuições de DVDs com lances espetaculares dos atletas. Mas poderia ter o outro lado. Atribui-se ao ex-treinador do Grêmio Evaristo de Macedo a frase: "Vocês já viram algum vídeo que mostra os gols que o cara perdeu?".

A hora é já


DIVULGAÇÃO/JC
O paraninfo da 44ª turma de formandos do programa Miniempresa da Junior Achievement, Gilberto Porcello Petry, presidente da Sinmetal, foi homenageado pela entidade. No discurso que fez aos formandos, foi direto ao ponto: "Não dá mais para usar meias palavras. Precisamos assumir, de uma vez por todas, que, para mudar a cara do País, é preciso reafirmar valores que parecem que ficaram esquecidos".

Os sobreviventes

O vice-presidente de administração e finanças da Randon S.A., Daniel Randon, será o palestrante da reunião-almoço que a CIC Caxias do Sul realiza nesta segunda-feira. O executivo falará sobre o tema "Sobrevivendo na indústria automotiva". Faz sentido. Hoje, todos sobrevivem, e quem se mantiver à tona é o vencedor.

Troféu Solução

A Comissão de Arroz da Farsul entregou, nesta quinta-feira à noite, o Troféu Solução para personalidades que trabalharam para o desenvolvimento dessa cultura no Estado. Foram laureados Domingos Velho Lopes, Luis Antonio de Leon Valente, Guinter Frantz e Fernando Rechsteiner.

A batalha dos cegonheiros I

Os cegonheiros gaúchos começam a se mobilizar contra as pretensões de grandes empresas de fora do Estado que querem açambarcar a atividade com frota própria. Não é pouca gente, são 3.180 caminhoneiros agrupados como se fosse uma cooperativa. Cada veículo desses gera pelo menos outros cinco empregos indiretos.

A batalha dos cegonheiros II

Há um detalhe extra sobre essa atividade, que a diferencia de outros veículos de carga. Um caminhão-cegonha não serve para transportar qualquer outra carga, é apenas para o transporte de veículos. Não pode nem ser adaptado para outros fins, ao contrário de um caminhão de carga comum.

A bruxa

A sucessão de acidentes de avião em todo mundo é o que o meio aeronáutico chama de "a bruxa está solta". O leigo acha que não é simples coincidência, mas a verdade é que a sequência trágica contrasta com longos períodos sem acidentes, apesar de que anualmente são transportadas cerca de 3,9 bilhões de pessoas.

Mobilidade

A aposta do prefeito José Fortunati (PDT) é que um dos principais temas da próxima revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que começa em 2017, será mobilidade urbana. De fato, é um assunto em que precisamos avançar. E muito. Entrevista na página 17.
 

Miúdas

COITADOS dos alunos da rede pública estadual. O Cpers anuncia mais uma greve. Política, para variar.
DECISÃO do STF é para se cumprir, disse o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Certíssimo ele. Só que a anterior ele não cumpriu.
ANAC deve terminar com bagagem extra grátis nos voos nacionais e internacionais.
ATACANTE Cazares, que fez o gol aéreo no Grêmio, é literalmente o sujeito que sonha alto e enxerga longe.
DEUS nos livre e guarde dos nervosinhos no trânsito turbinados pelo nervosismo natalino. Amém.

Finais

  • SOCIEDADE de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) entregará, na segunda-feira, 20h, na avenida Cel Marcos, 163, a láurea Engenheiro do Ano 2016.
  • CREMATÓRIO e Cemitério Cristo Rei, de São Leopoldo, completam 29 anos no domingo, pioneirismo do Grupo Cortel.
  • RIO Grande Energia (RGE) investiu R$ 211,4 milhões entre janeiro e setembro, 6,5% a mais que em 2015.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Sergio 09/12/2016 17h53min
""""ANAC deve terminar com bagagem extra grátis nos voos nacionais e internacionais.""""" a ANAC jamais representou o passageiro. Percam uma bagagem e sintam a eficiência desse "órgão". Ele não existe, é uma literal piada.nEstou esperando que investigam essa tal de ANAC, claro que sem o Sergio Moro/Aécio Neves. (Aquela foto do cochicho no ovidinho foi demais, para mim mais um com pés de barro pois uma imagem vale um milhão de palavras).n