Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 08 de dezembro de 2016. Atualizado às 09h39.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 08/12/2016. Alterada em 08/12 às 10h40min

Desleixo fluorescente

Descarte irregular de lâmpadas no Centro Histórico, em Porto Alegre

Descarte irregular de lâmpadas no Centro Histórico, em Porto Alegre


PAULO KRONBAUER/DIVULGAÇÃO/JC
Os certos destinam corretamente o lixo eletroeletrônico. Quando se trata de lâmpadas fluorescentes, o descarte precisa ser feito em locais específicos devido ao alto poder de poluição e ativação do efeito estufa. Os errados, que também podem sofrer o efeito sem noção, colocam tudo em locais errados. A foto foi obtida no Centro Histórico de Porto Alegre.

Muitas emoções

Ao abrir ontem o seminário sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, o secretário de Urbanismo, José Luiz Fernandes Cogo, revelou que 7 de dezembro era um dia especial para ele: por dar início a um processo desta importância para a cidade; por ser aniversário de sua filha; e por ser gremista fanático. No debate sobre o futuro da Capital, o bordão mais ouvido foi "a cidade que queremos".

O juiz do ano

Prêmio "Os Brasileiros do Ano 2016" levou muitas personalidades ao Citibank Hall, em São Paulo. A estrela da festa, naturalmente, foi o juiz Sérgio Moro
Prêmio "Os Brasileiros do Ano 2016" levou muitas personalidades ao Citibank Hall, em São Paulo. A estrela da festa, naturalmente, foi o juiz Sérgio Moro
SÂMELA LAUZ/DIVULGAÇÃO/JC
A premiação da Editora Três "Os Brasileiros do Ano 2016" levou muitas personalidades dos meios político, empresarial e cultural ao Citibank Hall, em São Paulo. A estrela da festa, naturalmente, foi o juiz Sérgio Moro. Ao parabenizar o magistrado, o ministro do Trabalho, o gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB), foi também cumprimentado por Moro, que reforçou a grande responsabilidade do ministro para retomar postos de trabalho no País.

Nova direção

Será realizada amanhã, às 10h30min, a cerimônia de posse dos novos reitor e vice-reitor da Pucrs. O atual reitor, Joaquim Clotet, transmitirá o cargo para o atual vice-reitor, Evilázio Teixeira. No cargo de vice-reitor, assumirá Jaderson da Costa.

Reconhecimento

O Herbário do Vale do Taquari, vinculado ao Museu de Ciências Naturais da Univates, passou a integrar o Index Herbariorum (IH) um sistema de indexação internacional de herbários que é gerenciado pelo Jardim Botânico de Nova Iorque. Com isso, o museu, que atualmente conta com mais de 5 mil espécimes catalogados, agora tem o reconhecimento da comunidade científica internacional.

Renan Proença

O industrial Renan Proença prepara o lançamento de um livro sobre sua trajetória, a ser lançado em 2017, ano em que completará 80 anos e a sua Fasolo de Bento Gonçalves comemorará o centenário. Proença começou como farmacêutico-bioquímico em Quaraí, nos anos 1960. Depois, se transferiu para Bento e, a partir daí, fez uma série de inovações nas diversas entidades empresariais que presidiu. Foi presidente da Fiergs de 1999 a 2005.

As três pragas

Há anos que esta página alerta sobre a ameaça dos javalis, cada vez mais agressivos e mortais. A situação é mais feia que assombração de tapera. Segundo a Farsul, javalis já mataram mais de 25 mil cordeiros. Em conversa com o colunista, o secretário estadual de Governo, Carlos Búrigo (PMDB), garantiu que vai tratar o assunto como ação de governo. Outra praga? O javaporco, cruza de javali com porco doméstico, e tão agressivo quanto.

As boas...

Na apresentação do seu relatório anual e almoço com a imprensa, a diretoria do Sistema Farsul mostrou os notáveis avanços obtidos com a tecnologia. Um bom exemplo é a produtividade das lavouras de trigo, que, de 25 sacos por hectare nos anos 1980, passaram para 60-80 nesta safra. Outro número positivo foi o desempenho do Senar-RS, que, neste ano, deu cursos de formação profissional para 162 mil alunos.

...e as más

Mas nem tudo são flores no campo. O vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira, mostrou a preocupação da entidade com as ameaças ao direito de propriedade, como a legislação ambiental que pretende reserva de 20% das propriedades. Todos logo pensam que atinge só o grande produtor. Errado. Digam para um pequeno agricultor dono de cinco sofridos hectares que ele só vai poder plantar em quatro.

Miúdas

  • DEPOIS de sete anos como diretor institucional da Competence, o publicitário Rogério Caldana deixa a empresa.
  • TRANSMISSÃO das sessões do Supremo Tribunal Federal fez um mal para a instituição. Os ministros viraram atores.
  • JORNALISTA Danilo Ucha será homenageado postumamente pelo Corecon/RS hoje/20h/Salão de Eventos do Plaza São Rafael.
  • VOO longo mesmo é que vai de Dubai, nos Emirados Árabes, até Auckland, na Nova Zelândia: 16 horas na ida e 17 na volta.
  • BOM dia aos leitores Arleti e Carlos Ozi.

Finais

  • WEBSÉRIE de cartões do Sicredi conquistou o Prêmio Relatório Bancário 2016.
  • NOVA Petrópolis abre dia 17 o Festival de Cultura Japonesa.
  • MÉDICO radiologista do Mãe de Deus, Marcelo Abreu, coordenou mesa redonda no Congresso da Sociedade Norte-Americana de Radiologia.
  • SOMAR Sociedade Mineradora recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Verde Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia