Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Estados Unidos

- Publicada em 16 de Novembro de 2016 às 15:15

Obama fala sobre 'desafios da democracia'

Democrata diz que o mundo precisa se proteger contra nacionalistas

Democrata diz que o mundo precisa se proteger contra nacionalistas


BRENDAN SMIALOWSKI/AFP/JC
Em sua última viagem internacional como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso em Atenas, na Grécia, sobre os desafios da democracia. No mesmo ano em que o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia e os EUA elegeram o republicano Donald Trump para a presidência, Obama afirmou que "a história nos dá esperanças".
Em sua última viagem internacional como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso em Atenas, na Grécia, sobre os desafios da democracia. No mesmo ano em que o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia e os EUA elegeram o republicano Donald Trump para a presidência, Obama afirmou que "a história nos dá esperanças".
À tarde, Obama rumou para Berlim, na Alemanha, onde se encontra hoje com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, o premiê italiano, Matteo Renzi e a premiê britânica, Theresa May. Sua tarefa é tentar convencer os aliados europeus a de fato ter esperanças na manutenção da relação com os EUA, em meio aos temores trazidos pela inesperada eleição de Trump. A transição norte-americana é vista com apreensão pela União Europeia.
Obama reconheceu que há desafios na democracia, exacerbados pela globalização e pela distância entre os governos e os cidadãos. "Democracia é simples quando todo o mundo se parece. É mais difícil quando há pessoas vindas de uma variedade de contextos tentando viver juntos", disse, referindo-se à recente crise dos refugiados na Europa. "Em nosso mundo globalizado, com a migração de pessoas, a mistura de forças em muitas vezes causa tensões e acentua diferenças."
Trump criticou durante a campanha a participação dos EUA na Otan (aliança militar ocidental), exigindo maior contribuição europeia ao orçamento e questionando a obrigação de defender os aliados no caso de haver um ataque da Rússia - um dos fundamentos desse tratado. A própria aproximação entre Trump e Vladimir Putin, presidente russo, causa ansiedade, já que Rússia é a principal rival da Otan.
Em seu discurso em Atenas, Obama também afirmou que o mundo precisa proteger-se contra o crescimento dos movimentos nacionalistas, no que foi entendido como uma crítica indireta a Trump. O presidente citou a Europa como exemplo ao referir-se às duas guerras mundiais no continente que, no século XX, foi palco um "banho de sangue". A onda conservadora personificada nos EUA por Trump tem equivalentes também na Europa. O nacionalismo tem crescido na França e na Alemanha. A Áustria pode ser, em dezembro, o primeiro país da União Europeia (UE) a eleger um chefe de Estado de extrema-direita.
Outra preocupação em relação à presidência de Trump é o comércio. Está em negociação um acordo entre EUA e a UE. O bloco exportou aos EUA o equivalente a € 371 bilhões em 2015 e importou € 248 bilhões.

Prefeita renuncia após fazer comentário racista sobre Michelle Obama

A prefeita da cidade de Clay, no estado de Virgínia Ocidental, renunciou ao cargo após a repercussão gerada por um comentário racista sobre a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, em seu perfil no Facebook. O conselho da cidade aceitou a renúncia de Beverly Whaling e afirmou que pretende trazer rapidamente um substituto para os três anos que restam para o final de seu mandato.
Um dos membros do conselho, Jason Hubbard, emitiu uma breve declaração condenando o comentário "horrível e indecente" e afirmou que o racismo e a intolerância "não são valores defendidos pela comunidade" local. Ele pediu desculpas, em nome da Clay, a Michelle Obama e a todos os que se sentiram ofendidos.
Na semana passada, após a confirmação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais, Pamela Ramsey Taylor, que faz parte do comitê de desenvolvimento da cidade, escreveu um post em seu perfil de Facebook felicitando a chegada de uma nova primeira-dama na Casa Branca, Melania Trump. "Estou cansada de ver uma macaca de salto", afirmou. "Fez o meu dia, Pam", comentou a prefeita Beverly. Pamela também foi retirada do cargo.