Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 11 de Novembro de 2016 às 08:55

Protestos e trânsito lento marcam manhã desta sexta-feira em Porto Alegre

Trânsito no cruzamento entre Osvaldo Aranha e Sarmento Leite é um dos pontos de lentidão desta manhã

Trânsito no cruzamento entre Osvaldo Aranha e Sarmento Leite é um dos pontos de lentidão desta manhã


A manhã desta sexta-feira (11) começou com protestos e problemas no trânsito em Porto Alegre, em virtude de uma paralisação nacional convocada por centrais sindicais e professores em todo o País.
A manhã desta sexta-feira (11) começou com protestos e problemas no trânsito em Porto Alegre, em virtude de uma paralisação nacional convocada por centrais sindicais e professores em todo o País.
Durante a madrugada, manifestantes tentaram bloquear as saídas das garagens das principais empresas de transporte público da Capital, impedindo a saída dos coletivos. A Brigada Militar, usando bombas de gás lacrimogênio, liberou a passagem dos veículos. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o transporte público de Porto Alegre opera normalmente nesta manhã.
Diversas manifestações geraram bloqueios de vias. Mais cedo, estudantes interromperam o fluxo na avenida Ipiranga, próximo ao cruzamento com a rua Silva Só, mas foram retirados também por bombas de gás lacrimogêneo lançadas por agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar (BM).
O cruzamento da rua Sarmento Leite com avenida Osvaldo Aranha, nas proximidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), também foi bloqueado por manifestantes, criando pontos de lentidão no sentido Centro-Bairro na região, incluindo o Túnel da Conceição. Cerca de 200 estudantes fecharam o acesso ao Campus do Centro, impedindo atividades onde não há ocupação. A Brigada Militar atacou com bombas de gás lacrimogêneo, e os alunos recuaram para a esquina da rua Engenheiro Luiz Englert com a Osvaldo.
Depois de bloquear a Sarmento, estudantes recuaram e fecham a pista quando fecha a sinaleira. Foto Patrícia Comunello/Especial/JC
Outro grupo de manifestantes se concentrou na avenida Mauá, em frente à Rodoviária, mas sem realizar bloqueios no trânsito.
Perto das 6h30 desta manhã, estudantes também fecharam a avenida Bento Gonçalves em ambos os sentidos e o acesso ao Campus do Vale da Ufrgs. Após ação da BM, a manifestação ficou restrita à entrada do campus.
Os protestos ocorrem contra a Proposta de Emenda Complementar (PEC) 55, que congela por 20 anos os investimentos em serviços públicos, contra a reforma da previdência, contra o Projeto de Lei do Senado 30, que regulamenta os contratos de terceirização e as relações de trabalho deles recorrentes e contra o Projeto de Lei 181/2015, que modifica a Lei nº 5.172 para dispor sobre exceção de créditos da dívida ativa consolidada a instituições financeiras.
A partir das 18h de hoje está marcado o 2° Grande Ato Contra a PEC 241/55, realizado na Esquina Democrática, na avenida Borges de Medeiros, no Centro da Capital.
Confira a transmissão feita pelo Jornal do Comércio da ação da Brigada:
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO