Magda Geyer Ehlers � fundadora do Instituto Sucessor
Magda Geyer Ehlers � fundadora do Instituto Sucessor Foto: MARCO QUINTANA/JC

Empresa familiar: objeto de conquista, n�o de disputa

Magda Geyer Ehlers é psicóloga, consultora, palestrante e fundadora do Instituto Sucessor. Após 12 anos atuando como consultora de uma empresa familiar, ela decidiu formar uma equipe para trabalhar com jovens herdeiros. O Instituto Sucessor é um espaço dedicado ao desenvolvimento da família empresária. Com sede na avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, presta consultoria na construção de acordos familiares e capacita por meio de palestras, workshops e cursos, dando destaque às responsabilidades com o negócio, sociedade e patrimônio. Além disso, apoia o desenvolvimento dos membros, levando em conta o projeto de Gestão da Sucessão. Recentemente, ela promoveu, no Hotel Sheraton, o 8º Painel de Empresas Familiares - Sintonia Fina entre Gestão e Família. Durante o evento, conversou com o GeraçãoE e falou sobre o tema.
GeraçãoE - O que é o modelo dos três círculos do sistema de empresa familiar?
Magda Geyer Ehlers - Essa visão tridimensional da família, da propriedade e da gestão foi uma alternativa técnica muito interessante da gente poder começar a separar os papéis. Porque, antes, uma das grandes questões era a mistura deles, a confusão que existia. Com isso, conseguimos começar a encontrar o lugar de cada um. Quem é que vai cuidar da família, do patrimônio, e quem vai cuidar da gestão? E isso deu origem ao princípio da governança corporativa, que é a implantação da governança familiar, patrimonial e de gestão.
GE - Quais são os fundamentos do sucesso para uma empresa familiar?
Magda - Em primeiro lugar é estabelecer prioridades nas quais a família está na base, com seus princípios e seus valores. E a sua principal missão é preservá-la e não sofrer por uma causa da empresa, porque esta só vai se manter se a família colocar em primeiro lugar a manutenção desse negócio, independentemente dela. Se a família quiser sobreviver através da empresa, trabalhando dentro dela sem ter a competência necessária, sem ter o preparo necessário, os dois serão prejudicados. A família vai se romper e a empresa, perder.
GE - A sustentabilidade da empresa depende dessas questões?
Magda - Sim, dessa separação de papéis e da competência técnica, que são fundamentais.
GE - Quanto às adversidades, crises e os conflitos, isso é diferente dentro de uma empresa familiar?
Magda - A principal questão é a falta de planejamento para sucessão. É começar tarde demais, sem preparo, já com conflitos instalados, problemas de saúde instalados. E aí se sobrepõem os objetivos, e a empresa passa a ser um objeto de disputa, não de conquista.
GE - Então, para que tudo ocorra bem, o que é necessário?
Magda - Planejar é fundamental.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio