Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

fórmula 1

- Publicada em 10 de Novembro de 2016 às 19:32

Rosberg tenta ser campeão no Brasil

Piloto precisa repetir as vitórias de 2014 e 2015 para faturar o Mundial

Piloto precisa repetir as vitórias de 2014 e 2015 para faturar o Mundial


MIGUEL SCHINCARIOL/AFP/JC
Neste domingo, Nico Rosberg pode dar fim ao jejum de 11 anos sem título na Fórmula 1. Desde 2006 na categoria, quando estreou aos 20 anos de idade pela Willians, o alemão vem buscando ano a ano o tão desejado Mundial de Pilotos. O grande inimigo de Rosberg é o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton. 
Neste domingo, Nico Rosberg pode dar fim ao jejum de 11 anos sem título na Fórmula 1. Desde 2006 na categoria, quando estreou aos 20 anos de idade pela Willians, o alemão vem buscando ano a ano o tão desejado Mundial de Pilotos. O grande inimigo de Rosberg é o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton. 
Com 349 pontos, se Rosberg repetir a vitória dos últimos anos em São Paulo confirma o título. Outras combinações também podem dar ao piloto seu primeiro troféu. Para Hamilton, 19 pontos atrás, chegar à frente do rival é fundamental para levar a decisão para Abu Dhabi.
A duas corridas do fim da temporada, o alemão jura que não está pensando na matemática. "Estou muito animado com essa luta no fim do campeonato, mas não fico pensando em cálculos. São duas corridas e tudo pode acontecer. Estou focado no momento e vou tentar ganhar no Brasil, depois, veremos", disse.
Ao ser questionado se fazia diferença ser campeão no Brasil, país de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, ou em Abu Dhabi, dia 27 de novembro, primeiro Rosberg disse que "tanto faz". Depois, talvez para fazer uma média com os brasileiros presentes, preferiu reformular a resposta.
"Na verdade, faz diferença. O Brasil é um lugar especial. É mais especial ganhar em circuitos históricos, em lugares onde o público é enorme, como aqui. Gostaria de ganhar a terceira seguida [venceu em 2014 e 2015]", afirmou o piloto. Rosberg também refutou a ideia de que Lewis Hamilton possa ter o apoio da torcida brasileira por sempre citar que era fã de Senna.
O alemão lembra que tem muitos seguidores brasileiros em suas redes sociais - os brasileiros só ficam atrás dos alemães entre seus fãs virtuais. "Certamente as vitórias que tive nos últimos anos ajudaram a aumentar minha torcida. O público em Interlagos é especial."
As atividades do GP do Brasil começam nesta sexta-feira, com duas sessões de treinos livres. No sábado, às 11h, ocorre o terceiro treino livre, antes da classificação, às 14h. Já a largada será dada às 14h do domingo.
 

No adeus a Interlagos, Massa diz que sentirá falta do alto nível da categoria

Felipe Massa correrá pela última vez no autódromo de Interlagos como piloto de Fórmula 1 neste domingo. Em clima de despedida, o piloto brasileiro já se mostra saudoso da competição e diz que sentirá falta do alto nível da categoria mais prestigiada do automobilismo mundial após deixar a disputa, no fim do ano.
"Estamos entre os melhores pilotos do mundo. Todo mundo está aqui pelo talento. A competição é de alto nível. Aprendi muito aqui. Foi uma experiência incrível de vida", afirmou o brasileiro, que ainda correrá em Abu Dhabi, daqui a duas semanas, antes de deixar a elite da velocidade.
A prova em São Paulo será a sua primeira grande despedida na F-1 por acontecer em sua cidade. "Será um fim de semana muito especial por ser minha última corrida em casa, lugar onde cresci, onde lembro que estive na arquibancada torcendo pelo Senna e pelo Piquet. Sempre sonhei em estar aqui. Então, chegar aqui, ganhar duas corridas, subir ao pódio, foi algo definitivamente fantástico", acrescentou.
Dentre as opções cogitadas para a sequência da carreira longe da Fórmula 1, Massa elogiou bastante a Fórmula E, categoria onde carros elétricos são utilizados. Na competição, já estão os brasileiros Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet. "É um campeonato que já está crescendo e vai crescer muito. Nunca vai chegar a um nível de uma F-1, mas está crescendo e faz parte do nosso futuro", afirmou.