Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 28 de novembro de 2016. Atualizado às 01h03.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Turismo

Notícia da edição impressa de 28/11/2016. Alterada em 28/11 às 02h06min

Festas natalinas movimentam a Serra gaúcha

Sonho de Natal começou no fim de semana em Canela com expectativa de receber 2 milhões de turistas

Sonho de Natal começou no fim de semana em Canela com expectativa de receber 2 milhões de turistas


Sergio Azevedo/PREFEITURA DE CANELA/DIVULGAÇÃO/JC
O clima natalino invadiu a Serra gaúcha, com Papais noeis, duendes, anjos, presépios e outras decorações típicas espalhados por várias cidades. Faltando pouco menos de um mês para o Natal, a data movimenta o turismo e o comércio, com diversas atrações culturais para todas as idades, que atraem turistas de todo o Brasil. 
Os festejos começaram por Gramado, com a abertura do 30º Natal Luz, no último fim de semana de outubro. Na cidade, a festividade segue até 15 de janeiro, numa 'maratona' com mais de 300 apresentações entre shows, desfiles, paradas, concertos, teatro e música. A tradicional Vila de Natal traz diversas novidades para este ano. Com uma intensa programação, totalmente gratuita, conta com a "Casa do Bom Velhinho", onde o Papai Noel recepcionará os visitantes. Durante o Natal Luz ocorre ainda a ExpoGramado, feira com 10 expositores, a maioria artesãos da cidade, que expõem produtos de Natal.
Em Canela, iniciou no sábado a 29ª edição do Sonho de Natal, que ocorre até 8 de janeiro. O evento começou com a chegada do Papai Noel, seguida por uma das novidades na programação, a 1ª edição da Santa Claus Challenge, atividade realizada nas ruas da cidade com 3 km de caminha e 5 km de corrida.
Neste ano, em torno de dois milhões de visitantes devem passar pela cidade durante o evento, segundo o Secretário de Turismo, Moisés Souza. "Estamos trabalhando muito para que o 29º Sonho de Natal repita o sucesso das últimas edições quando conseguimos manter o alto nível da programação fazendo de Canela um dos principais destinos na época de Natal", comenta. Em 2015, a lotação hoteleira em Canela durante o período foi de mais de 95%.
O Natal no Jardim da Serra Gaúcha, em Nova Petrópolis, começou no dia 20 de novembro e ocorre até 31 de dezembro com atrações repletas de religiosidade, espetáculos musicais, encenações teatrais, feira, shows de fogos e grande festa de Réveillon. Neste ano, a cidade traz como novidades a Weihnachtsmarkt, feira de produtos natalinos semelhante a que ocorre na Alemanha, que ocorre a partir de 1 de dezembro, e na decoração o presépio em forma de Adventskalender, o calendário do advento com contagem regressiva até o Natal.
A cidade de Dois Irmãos, na Rota Romântica, deu início na sexta-feira passada à programação Natal dos Anjos 2016 com uma caminhada luminosa. Ao longo da semana ocorrem apresentações musicais e de dança. No sábado será realizada a 18ª Rústica Festiva Natal dos Anjos 2016, na Praça do Imigrante. A partir das 17 horas ocorrem as corridas das categorias menores e, as 18 horas a corrida da categoria adulta com percurso de 8 km. No domingo será realizado o desfile temático de Natal, a partir das 20h30min.
Os visitantes podem conhecer a Casa do Papai Noel, que funciona de quarta-feira a domingo, sempre a partir das 20h na Av. São Miguel, 542, no centro da cidade.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia