Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Novembro de 2016 às 08:14

Grandes bolsas asiáticas caem, à espera de dados de emprego e eleição dos EUA

Agência Estado
As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira (4), em meio à tensão crescente antes da eleição presidencial nos EUA, na próxima semana, e com os investidores também à espera de novos dados do mercado de trabalho norte-americano.
As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira (4), em meio à tensão crescente antes da eleição presidencial nos EUA, na próxima semana, e com os investidores também à espera de novos dados do mercado de trabalho norte-americano.
As últimas pesquisas de opinião nos EUA mostram que a disputa entre a candidata democrata à presidência do país, Hillary Clinton, e seu adversário republicano, Donald Trump, será acirrada na terça-feira (08), quando ocorrerá a votação.
De modo geral, as propostas de política de Trump são consideradas mais imprevisíveis do que as de Hillary.
No Japão, o índice Nikkei fechou no menor nível em duas semanas, com queda de 1,34%, a 16.905,36 pontos, depois de não operar ontem devido a um feriado nacional.
Entre os mercados chineses, as perdas foram moderadas. O Xangai Composto recuou 0,12%, a 3.125,32 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,21%, a 2.067,15 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,18%, a 22.642,62 pontos.
Antes da eleição nos EUA, a atenção dos investidores se voltará para o relatório de emprego do país referente a outubro, que será publicado na manhã de hoje. Números positivos devem reforçar apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) voltará a aumentos juros em dezembro. Nesta semana, o Fed decidiu manter os juros básicos inalterados, mas sinalizou que poderá elevá-los no mês que vem.
Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi teve leve baixa de 0,09% em Seul, a 1.982,02 pontos, enquanto o Taiex fechou praticamente estável no mercado taiwanês, a 9.068,15 pontos, e o filipino PSEi subiu 0,93% em Manila, a 7.227,37 pontos.
Ao longo da semana, o Nikkei acumulou perdas de 3,1%, enquanto o Kospi teve desvalorização de 1,9% e o Hang Seng caiu 1,4%, mas o Xangai Composto garantiu alta de 0,7%.
Na Oceania, a bolsa australiana fechou em baixa pelo quarto dia seguido, com queda de 0,9% no S&P/ASX 200, a 5.180,80 pontos, o menor nível desde 29 de junho. Com isso, o índice registrou sua quarta perda semanal consecutiva, de 2%.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO