Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 14 de novembro de 2016. Atualizado às 14h04.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

coluna Affonso Ritter

Notícia da edição impressa de 14/11/2016. Alterada em 13/11 às 17h24min

Invasão da Internet das Coisas

A última novidade tecnológica, que já está invadindo muitos setores da atividade humana, é a Internet das Coisas ou, no inglês Internet of Things (Iot), na qual aparelhos com inteligência embutida nos auxiliam no dia a dia. Pela câmera conectada à internet um usuário monitora sua casa, o porteiro monitora os acessos ao prédio, uma geladeira avisa que está aumentando a potência porque há previsão de calor para o dia e, remotamente, alguém apaga as luzes de casa, que esqueceu acesas. Sua aplicação na indústria permite ao fabricante de uma máquina monitorá-la à distância para prevenir falhas e eventualmente antecipar sua manutenção.
Ataque cibernético
Mas, qual a garantia de segurança do funcionamento deste sistema, onde uma máquina comanda a outra? Já há até precedentes, alertando sobre este risco. Como o caso ocorrido dia 21 de outubro, quando a Dyn (uma das maiores fornecedoras de DNS) foi vítima de série de ataques DDoS, prejudicando mais de 60 sites nos EUA.
Marpa em 15 feiras
Representantes do grupo Marpa participam neste mês de 15 feiras em todo o País, envolvendo vários segmentos, desde ações voltadas ao Turismo ao mercado de calçados, com as tendências de produtos e serviços para 2017. É para conhecer estas tendências e captar novos negócios, segundo o diretor Valdomiro Soares.
Restaurante italiano
A marca Abbraccio Cucina Italiana, do grupo Bloomin Brands, também detentor do Outback Steakhouse, anuncia para o primeiro semestre de 2017 a abertura no Praia de Belas Shopping de sua primeira unidade em Porto Alegre. É dentro do planejamento de totalizar 50 unidades em cinco anos no Brasil.
Natal tipo exportação
A Canela D'arte Multiarte está levando sua longa experiência na criação de espetáculos e cenografias de Natal em Gramado para 6 diferentes cidades do País. Entre os clientes, o Iguatemi Porto Alegre, que lançou quarta passada sua temporada natalina com uma "Parada de Natal" criada pela empresa onde personagens caracterizados desfilaram pelos corredores interagindo com os visitantes.
O registro de marcas e patentes
Integrante da missão empresarial da Associação Comercial de Porto Alegre, que esteve na Ásia em outubro, o diretor da Mário de Almeida Marcas e Patentes, Jatyr Ranzolin Jr, aproveitou para divulgar o nome da empresa, fomentar parcerias e trazer novidades na sua área de atuação. Mário de Almeida registra marcas de empresas brasileiras no exterior, garantindo o negócio em qualquer parte do mundo, com destaque para EUA, Europa, China e América Latina, e faz o mesmo de empreendimentos do exterior no INPI brasileiro. O registro no exterior gera benefícios como a proteção da marca ou ideia, maior lucratividade e exclusividade de comercialização em países de interesse.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Marcone 14/11/2016 14h14min
Além da internet das coisas, temos a internet das plantas, que vai ajudar em muito os serviços do agronegócio. A realidade virtual também é uma tendência tecnológica para os próximos anos.