Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 10 de novembro de 2016. Atualizado �s 23h22.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 11/11/2016. Alterada em 10/11 �s 20h24min

Crise afeta tamb�m ve�culo usados

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a transferência de veículos seminovos e usados, em todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários), retraíram 8,54% no comparativo entre setembro e outubro deste ano. No total, foram transferidas 1.037.518 unidades em outubro, contra 1.134.393 em setembro. No acumulado deste ano, as transferências somam 10.825.885 unidades, com queda de 1,96% em relação ao mesmo período de 2015. Especificamente nos segmentos de automóveis e comerciais leves, o total transferido verificou queda de 8,21% ante o mês de setembro e retração de 0,93% comparativamente a outubro de 2015. No total, foram negociadas 781.530 unidades no décimo mês do ano, contra 851.471 em setembro. No comparativo dos dez meses de 2015 e 2016, foi registrada queda de 1,95%, totalizando 8.265.448 no ano passado, contra 8.104.252 em 2016.
Android Auto
O Google anunciou uma nova forma de usar o aplicativo Android Auto: direto na tela do smartphone. Até então, o app estava disponível apenas para os carros compatíveis com a plataforma automotiva do Google. Com a atualização, o Android Auto permite que qualquer pessoa que tenha um smartphone com sistema operacional Android 5.0 ou mais recente use uma interface amigável para acessar serviços e funções como mapas, música e comunicação sem se distrair enquanto dirige, usando comandos de voz.
Referência em manufatura
No ano em que completa quatro décadas de atividades, a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) atinge o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos.
De mudança para a China
A Volvo Cars produzirá o modelo top de linha do S90, baseado em sua plataforma modular para veículos grandes, na fábrica de Daqing, província de Heilongjiang, no norte da China. A marca sueca também anunciou que a produção do sedã premium mudará, no futuro, da Europa para o país asiático. A fabricante confirmou, ainda, que os atuais e futuros carros da série 60, de médio porte, serão feitos na unidade industrial de Chengdu, província de Sichuan, na região oeste da China. Por fim, a série 40, de veículos compactos, sairá da linha de montagem da planta atualmente em construção em Luqiao, 350 quilômetros ao sul de Xangai.
Compartilhamento em teste
Assim como outras montadoras, a Audi está aderindo aos serviços de mobilidade compartilhada. A marca lança no Brasil o projeto "Share", inicialmente exclusivo para funcionários de empresas instaladas no condomínio corporativo WT Morumbi, em São Paulo (SP), onde fica sua sede nacional. A Audi irá disponibilizar cinco modelos para compartilhamento, com reservas por hora, dias ou para fim de semana. Considerada piloto, essa fase servirá para avaliar a funcionalidade do serviço e a viabilidade do modelo de compartilhamento no mercado brasileiro.
Estratégia exitosa
A cada trimestre, o desempenho alcançado pela Marcopolo demonstra o acerto da estratégia da empresa de expandir seus negócios no mercado externo, com exportações ou por intermédio da internacionalização de suas operações. Apesar da queda de 27% na demanda brasileira de ônibus nos nove primeiros meses deste ano, a companhia alcançou receita líquida consolidada de R$ 1,756 bilhão - redução de 10% em relação ao mesmo período de 2015. Contrastando, as exportações e os negócios no exterior atingiram R$ 1,190 bilhão e cresceram 19,6%, representando quase 68% da receita da Marcopolo. A empresa prevê a manutenção dos atuais níveis de exportação em razão da demanda aquecida do mercado externo. Confirmando isso, a companhia fechou um novo contrato de exportação para o Chile, envolvendo 32 ônibus rodoviários.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia