Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Novembro de 2016 às 23:30

O Muro da Borges


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Um extenso tapume foi colocado na avenida Borges de Medeiros em toda a extensão do trecho entre a Esquina Democrática e a Salgado Filho. A explicação é que caíram placas externas da fachada do edifício Sulacap, construído em 1949. Os lotações que tinha terminal tiveram que ser transferidos para a área dominada pelos militares, a General Vitorino e a Marechal Floriano. Não se sabe quanto tempo levará a restauração.
Um extenso tapume foi colocado na avenida Borges de Medeiros em toda a extensão do trecho entre a Esquina Democrática e a Salgado Filho. A explicação é que caíram placas externas da fachada do edifício Sulacap, construído em 1949. Os lotações que tinha terminal tiveram que ser transferidos para a área dominada pelos militares, a General Vitorino e a Marechal Floriano. Não se sabe quanto tempo levará a restauração.

Falta alguém em Nuremberg

Dizer que os sucessivos governadores foram responsáveis pelo caos financeiro do Estado é meia verdade. Faltou listar a Assembleia Legislativa, que fracassou miseravelmente mesmo quando o Titanic gaudério já fazia água e as bombas não davam conta. Quando os parlamentares têm convicção, falta-lhe coragem para arrostar as galerias e grupos de pressão. A grande e vergonhosa realidade é que ninguém pega junto neste País.

Indústria audiovisual

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o BRDE divulgam hoje, às 16h30min, na sede do banco, o balanço das ações do Fundo Setorial do Audiovisual. Destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva do setor, o FSA é um marco na política pública de fomento à indústria cinematográfica e audiovisual no País. O projeto já contemplou 55 longas-metragens.

Fechado para balanço

Se a lista com 192 nomes que entraram na delação premiada da Odebrecht for mesmo verdadeira, e se, ao fim e ao cabo, todos tiverem culpa no cartório, seria conveniente colocar uma placa com os dizeres "Fechado" no Brasil. A chamada 'delação do fim do mundo' pega de alto a baixo e nomes até agora insuspeitos.

É tudo ou nada

Na conversa que teve com colunistas na sexta-feira passada, o governador José Ivo Sartori usou de veemência para defender o pacote. Sentado nas arquibancadas - não estava na mesa -, o secretário Giovani Feltes disse que a sugestão de cortar as renúncias fiscais significa encarecer a cesta básica, o leite e prejudicar micro e pequenas empresas. "E isso que queremos?", desabafou.

A hora da verdade

Entre os exilados cubanos em Miami, a televisão mostrou um com um cartaz no qual se lia que faltava um, alusão a Raúl Castro. Noves fora o tom belicoso, a verdade é que falta mesmo um para que Cuba encare o que talvez seja o maior desafio da sua história. Quem virá, como virá, e como será a transição, se a aterrissagem será suave ou se o regime vai se planchar no chão. Afinal, dois irmãos Castro mandaram na ilha por quase 60 anos.

O aviso do coronel

Durante o governo Tarso Genro, uma missão gaúcha foi a Cuba para rodada de negócios. Em um determinado dia, um coronel linha duríssima chamou um empresário e um homem de governo. Com um olhar atemorizante - conta-se que foi treinado pela KGB para desenvolver este dom - disse que a corrupção era um grave problema de Cuba e que consideraria traição quem não lhe desse ciência de pedido de propina.

A cobra da obra


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Os operários de uma empresa de engenharia que trabalhava em uma obra do bairro Hípica pararam as atividades devido a uma série de irregularidades trabalhistas e funcionais. Chamados, os fiscais do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sticc) constataram outras irregularidades. Até uma cobra apareceu. Aparentemente, é uma coral, verdadeira ou falsa. Na dúvida, ela foi para o céu das cobras.

Distinções necessárias

Três economistas de peso se manifestaram a favor do pacote do governo do Estado, mas entendem que há distinções necessárias, caso da Fundação de Economia e Estatística (FEE). São eles Aod Cunha, Marcelo Portugal e Darcy Carvalho.

Finais

EMPRESÁRIO Pedro Antonio Teixeira assume a presidência do Conselho Regional do Sesi/Senai do RS dia 29/20h. INSTITUTO Empresarial de Incubação e Inovação, mantido pelo Simecan, promove, no dia 1, o Encontro de Empreendedores. AUXILIADORA Predial promove, a partir de hoje, eventos sobre a Semana do Síndico na ESPM.
 

Miúdas

  • COBERTOR curto também na prefeitura da Capital. O governador Sartori pode dizer a Marchezan Jr. "eu sou você amanhã".
  • EMPRESÁRIO Alexandre Grendene recebe hoje, às 19h, a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia.
  • PREFEITO eleito de Canoas Luiz Carlos Busato anuncia Mauri Grando na Cultura e José de Jesus D'Ávila na Educação.
  • ORQUESTRA Jovem da rede pública de ensino da Grande Porto Alegre executam músicas natalinas hoje no Iguatemi, às 19h.