Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Novembro de 2016 às 19:19

Mobilização em Bagé

Audiência pública em Bagé sobre projeto da Votorantim Minas do Camaquã

Audiência pública em Bagé sobre projeto da Votorantim Minas do Camaquã


NAIRA HOFMEISTER/ESPECIAL/JC
Além de faixas e cartazes nas ruas de Bagé, há forte mobilização nas redes sociais para uma audiência pública que será realizada na próxima semana (23/11) sobre mineração. Trata-se do projeto Caçapava do Sul, resultado de uma joint venture entre a Mineração Iamgold Brasil e a Votorantim Metais. Há resistência em função do impacto ambiental.
Além de faixas e cartazes nas ruas de Bagé, há forte mobilização nas redes sociais para uma audiência pública que será realizada na próxima semana (23/11) sobre mineração. Trata-se do projeto Caçapava do Sul, resultado de uma joint venture entre a Mineração Iamgold Brasil e a Votorantim Metais. Há resistência em função do impacto ambiental.

Minas do Camaquã

Com investimento de R$ 322 milhões, o projeto prevê, em um ano, produzir 36 mil toneladas de chumbo contido, 16 mil toneladas de zinco contido e 5 mil toneladas de cobre contido, além de uma pequena quantidade de prata. O depósito mineral está localizado em Minas do Camaquã, distrito de Caçapava do Sul, nas proximidades de Bagé.

Cimenti e a madrinha

O colunista do Jornal do Comércio Jaime Cimenti entrevistou a "madrinha" da Feira do Livro de Porto Alegre, Cíntia Moscovich. A conversa encerrou uma série de vídeos com incursões de Cimenti no evento. A dupla descontrai a ponto de fazer uma "conversa" com as estátuas de Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade. Confira na área de vídeos do site do JC.

Novo aeroporto

Enquanto nós penamos para ter a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, mendigando míseros 500 ou 600 metros a mais, o Paraná toca ficha em um aeroporto de cargas em uma área de 600 hectares entre Curitiba e Ponta Grossa, com pista de 4 mil metros. Sem a resistência da turma do "não dá", está em fase de licenças. Quem está à frente do grupo é o dono da área, empresário Joel Malucelli.

O exemplo do seu João

João Luiz Dall Alba, com seus 93 anos, ainda tece chapéus

João Luiz Dall Alba, com seus 93 anos, ainda tece chapéus


CIANE SANAGIOTTO /DIVULGAÇÃO/JC
As reações contra o aumento da idade mínima da aposentadoria são tão grandes que até parece que aos 60 anos alguém já é um macróbio. Contrasta com exemplos como do agricultor João Luis Dall Alba (93 anos, de Lajeado Estiva, Tuparendi), que teve que mudar de atividade porque já não podia mais trabalhar na roça. Agora trança chapéus. Trabalhou duro desde criança.

Foro privilegiado

A pedido do Ministério Público Federal, a Polícia Federal prendeu Antony Garotinho (PR), ex-governador do Rio de Janeiro. Ele poderá pedir para cumprir pena na Fase.

Nightmares

A segurança do presidente eleito Donald Trump deve ser o pesadelo do Serviço Secreto dos Estados Unidos e dos seus congêneres nas viagens que fará ao exterior. Os norte-americanos já mataram presidentes por muito menos que o futuro titular da Casa Branca representa.

Divórcio amigável...

Foi assim que o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, definiu sua desfiliação do PT depois de 32 anos de militância. Não chega a ser surpresa, apesar de ser o único nome de projeção e testado administrativamente para ser lançado para o Palácio Piratini em 2018 - objetivo que ele ainda colima. Recorde-se ainda que dois projetos que ele acalentava não tiveram o apoio oficial, a ERS-010 e o presídio-distrito industrial de Canoas.

...de olho no futuro

No pedido de desfiliação, Jairo Jorge alinha duas razões para a saída: "Decidi sair do PT, primeiro, porque considero que minha capacidade de interferência no âmbito partidário está esgotada; segundo, por entender que os encaminhamentos que estão sendo dados não levarão a uma efetiva renovação do partido". A desfiliação já havia sido cogitada por ele no ano passado. Nos próximos 15 a 20 dias deve anunciar sua nova sigla.

Miúdas

PERDA muito sentida a do fotógrafo Leo Guerreiro, 87 anos. Várias vezes colaborou com esta página.
OUTRA baixa foi o Irmão Antônio Cecchim, pioneiro na reciclagem de lixo, que faleceu aos 89 anos.
COMPANHIA área Etihad, de Abu Dhabi, é mais uma que deixará de voar para o Brasil. Em março.
DELCÍDIO Amaral abriu o bico de novo. Em entrevista para a Rádio Jovem Pan disse que Lula e Dilma de tudo sabiam.

Finais

VANTAGEM de ser vizinho do Iguatemi: 5 mil clientes do entorno do shopping receberam em casa enfeite para a árvore de Natal. DOCUMENTARISTA Luzimar Stricher lança dia 22 o longa-metragem "Arminda Lopes A estética além da dor". DELEGADO Ranolfo Vieira Júnior, ex-chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, recebe amanhã o título de Cidadão de Porto Alegre. CORREÇÃO: nome correto da construtora do prédio da rua José do Patrocínio é Pavei.