Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Novembro de 2016 às 21:41

O pequenininho...


MAURO SCHAEFER/ARQUIVO/
Acredite, o Mini Cooper já foi bem menor que o modelo atual. O Mini pioneiro, de 1959, pesava apenas 624 Kg com motor de 24 cavalos. Levava - sem respirar - quatro pessoas. Perto dele uma lata de sardinhas era um BRT. Com apenas 3m27cm, fez enorme sucesso na época da escassez do pós-guerra. O segredo era que 80% da área do carro podia levar passageiros e bagagens.
Acredite, o Mini Cooper já foi bem menor que o modelo atual. O Mini pioneiro, de 1959, pesava apenas 624 Kg com motor de 24 cavalos. Levava - sem respirar - quatro pessoas. Perto dele uma lata de sardinhas era um BRT. Com apenas 3m27cm, fez enorme sucesso na época da escassez do pós-guerra. O segredo era que 80% da área do carro podia levar passageiros e bagagens.

...e o grandalhão


EDIS CRUS/VIRACOPOS/DIVULGAÇÃO/JC
Já o Antomov Na-225 poderia transportar com folga 1,5 mil pessoas, se fosse o caso. Fabricado em 1988, no ocaso do império soviético, a cada ciclo (pouso e decolagem) o Mirya (sonho, em russo) precisa de dois dias para, usando uma linguagem popular, apertar os parafusos, tamanho as tensões que a enorme fuselagem de 84 metros sofre. O peso máximo de decolagem é de 640 toneladas.
 

O voo das bruxas

Relatora da comissão do Congresso que vai analisar os salários acima do teto dos Três Poderes, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), disse que não fará busca às bruxas. Claro que não vai. Além de ter bruxa à reveria, parte delas são peritas em vassouradas poderosas. Talvez por isso mesmo, ela já avisou que não pretende "desmoralizar" nenhum poder. É uma saída inspirada nos Demônios da Garoa: fingimos que fumos e voltemos/oi nóis aqui traveiz.

Século errado

A propósito da nota sobre a nova banca de revistas da Praça da Alfândega, que substitui a antiga Vera Cruz, familiar dos antigos proprietários informa que ela não foi criada no século passado como está na nota, mas no século retrasado, em 1872.

O evangelho político

Dias 22 e 23 o movimento Expansão do Parlamento & Fé Brasil vai reunir voluntários de todas as regiões do País para o encontro de apresentação das propostas do movimento. De caráter apolítico, a organização atua para mudar os rumos do Brasil, "na evangelização de políticos". Mais ainda?

ARP 60 anos

Sócios da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) têm até o dia 2 de dezembro para votar em profissionais e empresas finalistas do Salão da Propaganda 2016. Os vencedores serão conhecidos durante o Jantar da Propaganda, que acontece no dia 8 de dezembro, na Casa NTX, como parte da Semana ARP Especial 60 anos.

Uma Feira encolhida...

É impressionante a magreza da Feira do Livro 2016. Não adiantam as famosas palavras que consolam, tipo ficou mais arejada, dá para ter maior foco etc. Além da pindaíba generalizada, há um outro fator a considerar: lê-se cada vez menos, e no acelerador, de um ano para outro. Para essa gente, basta-lhe 140 caracteres.

...imutável no formato

Há muitos e muitos anos este colunista vem sugerindo que uma forma para a Feira do Livro atrair mais leitores seria colocar barracas por temas: livros policiais, ficção científica etc e toda vez que a sugestão é levantada, o motivo alegado para nem pensar na sugestão é a frase símbolo do arrojo empreendedor gaúcho: não dá.

O caminho das pedras

Uma sugestão de quem já viu muita coisa de administração pública para o prefeito eleito Nelson Marchezan Jr. (PSDB): o que perde uma eleição e o que dá prestígio para um alcaide são dois esses e um cê: Smov, Smic e Comunicação. Esse é o caminho das pedras.

Miúdas

  • INSTITUTO dos Advogados lança amanhã/12h o Departamento de Direito Aeronáutico.
  • ALIÁS, hoje a CCJ da Câmara dos Deputados vota a nova Lei do Aeronauta. A atual tem mais de 30 anos.
  • PARA o presidente Temer, a eventual prisão de Lula pode acarretar "problemas". Sim, poderá. Ou não.
  • TÁ na Mesa de hoje recebe o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Kataguiri.

Finais

ÚLTIMA edição de 2016 do Projeto de Apoio a Enlutados acontece amanhã/19h30min no Crematório Metropolitano com palestra da psicóloga Adriana Binotto. HOSPITAL do Câncer Mãe de Deus promove dias 18 e 19/Fiergs o 3º Congresso Multidisciplinar em Oncologia. CÂMARA de Vereadores de Gravataí concedeu o prêmio Destaques da Aldeia para o deputado Jones Martins (PMDB).