Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de novembro de 2016. Atualizado �s 13h23.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Autobiografia

Not�cia da edi��o impressa de 21/11/2016. Alterada em 21/11 �s 14h24min

Chef Paola Carossela lan�a seu primeiro livro com hist�rias e receita

Chef encontrou f�s em tarde de aut�grafos na Capital

Chef encontrou f�s em tarde de aut�grafos na Capital


MARCO QUINTANA/JC
Luiza Fritzen
"Sou cozinheira." É assim que se define Paola Carossela, chef no restaurante Artuito e jurada do MasterchefBR, programa de culinária da Band, que esteve em Porto Alegre na última quarta lançando seu livro Todas as sextas (Melhoramentos, 352 pág., R$ 139,00). A obra é dedicada à sua filha, Francesca, de cinco anos, e mostra o lado humano, doce, batalhador e humilde da cozinheira, além, é claro, de mais de 90 receitas.
Nascida na Argentina, em 1972, Paola vem de uma família de imigrantes italianos e conta que a cozinha sempre foi seu lugar preferido na casa. Sua relação com as panelas começou ainda criança, quando colhia os alimentos da horta e ajudava os avós a depenar galinhas e coelhos que viviam no quintal. Por passar muito tempo sozinha enquanto a mãe estudava e trabalhava, Paola assistia a programas de receitas na TV e praticava. Na época, ela não imaginava se tornar a chef e inspiração que é hoje, tanto para quem participa como para quem assise ao reality show. "Sou muito grata a isso e cuidadosa, com os pés no chão, porque sei que essas coisas acabam, e o importante é que eu seja sempre verdadeira com quem eu sou", afirma Paola.
Conciliar a rotina no restaurante, a gravação do programa e escrever o livro não foi fácil, mas o verdadeiro desafio foi criar algo diferente do que já havia sido feito no gênero culinário. "Há milhares de livros sobre cozinha de qualquer coisa, eu precisava encontrar uma forma em que o livro fosse meu e não um compilado de receitas, queria que fosse único de alguma forma", conta. Foram três anos escrevendo em aviões entre uma viagem e outra, na cozinha e no escritório do restaurante, trancada no quarto em finais de semana e deixando notas em agendas e cadernos. O resultado são mais de 350 páginas, dividas entre a história da cozinheira e receitas selecionadas dos menus que fizeram parte do almoço executivo das sextas-feiras do restaurante Arturito, em 2014.
A primeira parte da obra apresenta um relato autobiográfico no qual Paola discorre sobre sua trajetória como cozinheira. Entre narrações do que aprendeu na infância, a chef relembra o percurso de sua profissionalização, quando pagava para estagiar em Buenos Aires, passando por diversos restaurantes ao redor do mundo, até chegar ao Brasil, em 2001, na cozinha do Figueira Rubaiyat, em São Paulo. Em 2003, Carosella inaugurou o Julia Cocina, cujo nome presta uma homenagem a Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão americana. Cinco anos depois, foi a vez do Artuito abrir as portas, com enfoque na cozinha clássica mediterrânea, e em 2014, seu último projeto, um pequeno café de empanadas e doces latinos artesanais, o La Guapa Empanadas Artesanais e Café.
Na sequência, o livro se dedica às receitas, mas não da forma tradicional apresentada em outros livros do gênero. Para cada prato, além da explicação de como fazê-lo, há também um pouco da história da chef com essas receitas, contando onde Paola as aprendeu, como as criou e quem ou o que determinada receita a faz lembrar.
A sensibilidade com que trata seus ingredientes vai além da culinária e Paola se mostra uma cozinheira de mão e coração cheios por mostrar respeito ao ser humano e as outras pessoas com quem divide a cozinha. "Eu tenho um desejo muito grande em aprender para ser uma pessoa melhor consigo mesma e com os que a cercam". Dentre os aprendizados no ambiente competitivo que é a cozinha, Paola conta que é importante diferenciar auto estima de ego "É preciso cuidado porque há uma fina linha entre confiança e arrogância e ninguém é perfeito ou está sempre certo".
Com discursos que valorizam o empoderamento feminino, a chef argentina também toca em questões sociais como o incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos. "A minha defesa aos orgânicos não é por serem melhor para a saúde, e sim pelo fundo social para que as pessoas cobrem políticas públicas que nos ajudem a ter uma sociedade mais equilibrada em relação a situação agrária e monoculturas", explica a cozinheira.
Os registros que completam a delicadeza da obra foram feitos pelo fotógrafo inglês, Jason Lowe, companheiro de Paola. Pensadas de forma a harmonizar o estilo das receitas, as fotos transmitem a simplicidade e pureza dos alimentos, característica essencial na cozinha da chef, que não descarta a possibilidade de um segundo livro. "Eu gostei muito do processo, mas primeiro vamos lançar esse", brinca.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia