Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 16 de Novembro de 2016 às 15:21

Caminhos para o bem

Alexia começou neste ano as atividades voluntárias e pretende seguir até a conclusão de sua vida escolar

Alexia começou neste ano as atividades voluntárias e pretende seguir até a conclusão de sua vida escolar


MARCO QUINTANA/JC
Maria Eugenia Bofill
Por definição do dicionário, tribos é um grupo de pessoas ligadas por afinidades, interesses comuns e/ou as mesmas atividades. Assim trabalham os jovens no Tribos nas Trilhas da Cidadania, um projeto da Ong Parceiros Voluntários.
Por definição do dicionário, tribos é um grupo de pessoas ligadas por afinidades, interesses comuns e/ou as mesmas atividades. Assim trabalham os jovens no Tribos nas Trilhas da Cidadania, um projeto da Ong Parceiros Voluntários.
Os jovens realizam o trabalho através das escolas que são vinculadas a Ong. Cada escola se increve no projeto como uma Tribo e os alunos participantes trabalham no decorrer do ano entre as opções de trilha: cultura, educação pela paz e meio ambiente.
No início do ano, os professores das escolas - tanto públicas quanto privadas -, passam por uma qualificação para trabalharem junto aos alunos, então, há uma capacitação de liderança juvenil para os jovens, que a partir disso partem para o trabalho voluntário nas comunidades.
Além das questões de cidadania, desenvolver uma liderança, trabalhar em equipe, respeitar as diversidades de pensamento, elaborar um projeto e prestar contas do mesmo, buscar parcerias, são habilidades que os jovens desenvolvem no decorrer do trabalho realizado. "É um escopo de habilidades que o jovem vai desenvolvendo ao longo dessa caminhada de tribeiros - como eles se chamam -, que será muito importante ao longo da vida dele, na universidade, no mercado de trabalho", destaca a presidente da Parceiros Voluntários, Maria Helena Pereira Johonnpeter.
A escola São Judas Tadeu de Porto Alegre é uma das instituições privadas que está vinculada a Ong. No início do ano letivo há uma sensibilização com os alunos sobre a importância do trabalho voluntário tanto para as comunidades como para os próprios estudantes, para incentivá-los a participar do projeto. Ações como visitas a asilos, a organizações sociais e mutirões em localidades próximas são algumas das ações realizadas uma vez na semana. "Acredito que o mais importante de tudo isso é quando os alunos voltam das ações e fazem uma avaliação, o que deu certo, se eles consideram que o que foi planejado estava de acordo, se eles podem alterar e melhorar", enfatiza a diretora de ensino do São Judas Tadeu, Graziela Loureiro.
A maioria dos jovens inicia o trabalho voluntário no ensino fundamental e conclui o ensino médio ainda participando das ações. A diretora destaca que as transformações e amadurecimento do aluno são perceptíveis. Principalmente a diferença ao olhar para as comunidades que não possuem tantos privilégios e oportunidades que os estudantes têm. "Todo mundo ganha. As comunidades que são assistidas e os jovens que conseguem ser protagonistas e desenvolver talentos que nem eles próprios as vezes de davam conta que eles tinham", salienta Graziela.
A Escola Municipal de Educação Básica Liberato Salzano Vieira da Cunha também faz parte do Parceiros Voluntários, com o eixo Educação. Na escola há o recreio orientado, em que os alunos mais velhos realizam atividades de recreação para os mais novos, há cama elástica, jogos de tabuleiro, pebolim, etc. A professora Ana Maria Reinhardt afirma que desde o início do projeto a coordenação percebeu a diminuição de brigas no recreio, e o vínculo que os alunos criaram uns com os outros. "O trabalho faz eles tornarem-se mais participativos, a pensarem nos outros, no bem comum e coletivo", ressalta Ana Maria.
Outra ação que faz parte do programa na escola é a visita mensal a um asilo da comunidade. A aluna do 7º ano Alexia Boeira iniciou este ano as atividades voluntárias e pretende seguir até a conclusão de sua vida escolar. "Me sinto uma pessoa muito melhor, poder ajudar as pessoas mudou bastante a minha vida", conta a estudante de 13 anos.
Para inscreverem-se no projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, as escolas podem acessar o site da Parceiros Voluntários.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO