Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 27 de Outubro de 2016 às 16:19

MTG - 50 anos de história

Somos reconhecidos pela bravura e pela força da nossa tradição. Em todos os cantos do País, a figura típica do gaúcho, com o sotaque e o linguajar próprios, a indumentária e a cuia de chimarrão na mão despertam atenção e curiosidade.
Somos reconhecidos pela bravura e pela força da nossa tradição. Em todos os cantos do País, a figura típica do gaúcho, com o sotaque e o linguajar próprios, a indumentária e a cuia de chimarrão na mão despertam atenção e curiosidade.
No entanto, por trás dessa imagem, encontra-se o mais autêntico homem da terra, persistente e dedicado, forjado na dureza da vida pastoril.
Constituído, oficialmente, em 1966, pela associação de todas as entidades tradicionalistas em atividade à época, em 2016 o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) comemora 50 anos como uma congregação de 1.700 organizações, que reúnem aproximadamente 1 milhão de associados.
O movimento é um orgulho para os gaúchos não somente pela organização e estrutura que mantém, mas por disseminar com legitimidade a história, a cultura e os costumes da nossa gente no Brasil e no exterior.
Neste momento de comemorações, precisamos valorizar e reconhecer o esforço do MTG na preservação das manifestações da cultura gaúcha, com as invernadas artísticas que executam as danças tradicionais do nosso folclore e, também, os rodeios, que tem o compromisso dos tradicionalistas e idealizadores com o bem-estar dos animais nas provas de tiro de laço e gineteadas.
Antes de tudo, a natureza dos rodeios reproduz, com espírito de competição, o cotidiano da lida campeira.
Por isso, é inconcebível excluí-lo do calendário festivo do Estado, pois seria como mudar a autenticidade do gaúcho, diante do prejuízo que ocasionaria na tradição e na economia local, considerando seu potencial turístico.
Nesta data, reforçamos os desejos de que o movimento continue trabalhando para manter acesa a chama da tradição, para que mais pessoas conheçam a riqueza dos nossos valores e a beleza da nossa terra e que, a exemplo de outros estados, nutram o mesmo desejo de conhecer e multiplicar a nossa cultura.
Deputado federal (PP)
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO