Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 16 de outubro de 2016. Atualizado às 19h16.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

astronomia

Alterada em 16/10 às 19h19min

Superlua será visível neste domingo em todo o País

Estará visível em todo o País neste domingo, 16, a chamada superlua. O melhor momento para a observação, sem necessidade de binóculos ou lunetas, será logo que o satélite surgir no céu. Mas se você não tiver tempo nem estiver em um local que favoreça a observação, não se preocupe: todas as luas cheias que restam neste ano apresentarão o fenômeno ­- em 14 de novembro e 14 de dezembro.
Neste domingo, o fenômeno ainda será realçado pelo fato de a lua estar mais próxima do horizonte, o que resulta em um efeito extra de ampliação. Segundo especialistas, não se trata de um efeito ótico, mas apenas mental ­ - ou seja, o cérebro cria uma imagem de uma lua maior.
Esse fenômeno acontece quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, ponto mais próximo que o satélite atinge em relação à Terra. O tamanho e o brilho do evento, que ocorre em média seis vezes por ano (também em luas novas), é variável.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia