Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 15 de Outubro de 2016 às 13:53

Murais de grafiteiros levam arte para fachadas degradadas de prédios em Porto Alegre

Murais pintados por Jotapê (esquerda) e Mutu integram Medianera Arte Pública

Murais pintados por Jotapê (esquerda) e Mutu integram Medianera Arte Pública


JONATHAN HECKLER/JC
Já chamam a atenção em diversos pontos de Porto Alegre os murais feitos por grafiteiros ou artistas de rua. Agora a onda ganhou mais iniciativas que estão formando uma rede colaborativa para disseminar as produções tanto na Capital, como na Região Metropolitana e Interior.
Já chamam a atenção em diversos pontos de Porto Alegre os murais feitos por grafiteiros ou artistas de rua. Agora a onda ganhou mais iniciativas que estão formando uma rede colaborativa para disseminar as produções tanto na Capital, como na Região Metropolitana e Interior.
Um dos mais recentes movimentos ocorreu no bairro Cidade Baixa, próximo ao Centro de Porto Alegre, que encerrou o primeiro circuito de arte de rua, apelidado de Medianeiras - Arte Pública. Medianeras é como são chamadas as laterais de edifícios em Buenos Aires que não tem nenhuma pintura ou outro tipo de aplicação e que são alvo das pinturas, explica o grafiteiro Jotapê, da Paxart, um dos idealizadores. Quase 20 artistas participaram das ações. 
Num sábado de sol e num terreno desocupado, na avenida Loureiro da Silva esquina com rua Lima e Silva, uma turma de grafiteiros fez a entrega de três murais pintados em laterais de prédios que estavam degradadas. "O circuito durou 10 dias e envolveu o processo de pintura, exposições e troca de ideias com a galera", resume o artista. "Foi o primeiro da cidade", pontuou. Neste fim de semana, outras ações já ocorrem e podem ser checadas pela página do Paxart no Facebook.   
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/10/01/206x137/1_ste_3693-571607.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'57f0608ac8779', 'cd_midia':571607, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/10/01/ste_3693-571607.jpg', 'ds_midia': 'Murau em lateral de prédio na Cidade Baixa pintado por Celopax', 'ds_midia_credi': 'JONATHAN HECKLER/JC', 'ds_midia_titlo': 'Murau em lateral de prédio na Cidade Baixa pintado por Celopax', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Murau pintado por Celopax na lateral de prédio (Foto: Jonathan Heckler/JC)
Os murais foram assinados por Jotapê, Motu e Marcelo Pax (Celopax). O trio que formou o Paxart (que tem ainda Paula Plim) foi procurado pela proprietária do edifício, que propôs a parceria. Ela não tinha dinheiro para custear a revitalização. O resultado está estampado nas laterais. "Sensibilizamos a vizinhança, pedimos licença à prefeitura e fizemos a entrega simbólica à cidade", conta Jotapê. "Este circuito é um marco de mais projetos que queremos fazer, que devem incluir Centro, Zonas Sul e Norte.
"Queremos que chegue a todos os lugares." A iniciativa também incentiva que as pessoas deixem o carro em casa, usem bicicleta ou se desloquem a pé o local de exposição ou outras atividades.
Trabalho recente dos membros da Paxart já havia chamado a atenção. Jotapê e Celopax pintaram um grande mural na fachada e nas laterais do prédio revitalizado que abriga a escola de formação de cabeleireiros Hugo Academy, na rua Marechal Floriano, miolo do centro da Capital. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/07/13/206x137/1_ste_3067-528059.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5786c516acf26', 'cd_midia':528059, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/07/13/ste_3067-528059.jpg', 'ds_midia': ' Imagens de instalações no Hugo Academy. Rua Marechal Floriano Peixoto    na foto: Jonathan de Leon (Jotape) e Marcelo Pax  ', 'ds_midia_credi': 'JONATHAN HECKLER/JC', 'ds_midia_titlo': ' Imagens de instalações no Hugo Academy. Rua Marechal Floriano Peixoto    na foto: Jonathan de Leon (Jotape) e Marcelo Pax  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Jotapê (esquerda) com Celopax em frente à Hugo Academy (Foto: Jonathan Heckler/JC)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO