Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Agronegócios

- Publicada em 01 de Novembro de 2016 às 00:15

Colheita do pêssego abre nesta terça-feira em Porto Alegre

Previsão dos produtores é de colher 750 toneladas da fruta

Previsão dos produtores é de colher 750 toneladas da fruta


MARCO QUINTANA/JC
O ato de abertura oficial da colheita do pêssego será nesta terça-feira, às 15h, na propriedade do produtor Valdomiro dos Santos, na estrada Cristiano Kraemer, 2.475, bairro Campo Novo, com a presença do prefeito José Fortunati e representantes do setor agrícola.
O ato de abertura oficial da colheita do pêssego será nesta terça-feira, às 15h, na propriedade do produtor Valdomiro dos Santos, na estrada Cristiano Kraemer, 2.475, bairro Campo Novo, com a presença do prefeito José Fortunati e representantes do setor agrícola.
A propriedade tem 3,5 hectares cultivados com 1.000 árvores frutíferas de pêssegos, ameixas, uvas e nectarinas em fase de produção, além de outros 750 pés em crescimento. Parte do cultivo segue os princípios da agricultura orgânica e o restante as normas de plantio convencional.
A previsão dos produtores é colher 750 toneladas de pêssego, a mesma quantidade 2014 e 2013. No ano passado, o clima provocou a quebra de quase metade da safra, que alcançou só 400 toneladas. Os pomares de pêssego ocupam 120 hectares da zona rural de Porto Alegre. Entre as variedades plantadas em Porto Alegre destacam-se as de polpa branca (Premier, Pampeano, Charme e Sulina) e de polpa amarela (Maciel, Granada, Vanguarda e Peach).
Parte da produção será vendida durante a 32ª Festa do Pêssego Municipal e 27ª Festa Estadual do Pêssego, evento tradicional em Porto Alegre, com abertura oficial marcada para o dia 12 de novembro, às 18h, no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na avenida João Salomoni, 1.340, bairro Vila Nova.
O local terá 10 bancas com frutas, produtos da agroindústria familiar, flores, artesanato, além da praça de alimentação. A festa, que acontecerá nos fins de semana de novembro (dias 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27), das 9h às 20h, contará também atrações artísticas e culturais.
O evento é uma promoção conjunta da prefeitura de Porto Alegre, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Sindicato Rural de Porto Alegre, e governo do Estado, por meio da Emater - Ascar, e pelo Sistema Farsul.
A primeira Festa do Pêssego de Porto Alegre foi realizada no ano de 1984 por iniciativa de fruticultores interessados em ampliar o mercado consumidor e promover a produção agrícola da Capital.
Os consumidores também podem comprar pêssegos a preços acessíveis na feira que funciona na praça Parobé, próximo ao largo Glênio Peres. As 10 bancas abrem de segunda a sexta-feira. Algumas não fecham à noite. A feira também oferece morangos, flores secas, bromélias e orquídeas produzidas na zona rural de Porto Alegre.

Lavouras de inverno têm cenário positivo, segundo a Conab

A análise do comportamento das culturas de inverno no Sul do País, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobretudo do trigo, é de bom padrão no desenvolvimento das lavouras. O resultado está na 10ª edição do Boletim de Monitoramento Agrícola. A pesquisa foi feita no período de 29 de setembro a 14 de outubro.
Segundo o estudo, devido à grande diversidade das condições climáticas, das práticas agrícolas e das aptidões dos solos no território nacional, há grande variação dos períodos de plantio, dos padrões de desenvolvimento e também dos ciclos das culturas entre as regiões. No estado do Paraná, por exemplo, há boa sanidade e produtividade no potencial das lavouras de inverno, enquanto que no Rio Grande do Sul o clima tem contribuído para um bom potencial de produtividade dos cultivos.
O Boletim de Monitoramento Agrícola, da gerência de geotecnologia da companhia, avalia as condições das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.

Vencedores do Prêmio Folha Verde são escolhidos

Os vencedores da sexta edição do Prêmio Folha Verde, promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, foram escolhidos nesta segunda-feira. Eleitos por uma comissão julgadora formada por 14 membros, entre jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal, as 12 categorias premiam pessoas, instituições e empresas que se destacam no segmento rural do Estado.
Para o presidente da comissão, deputado Adolfo Brito, que coordenou a votação, "o prêmio tem como objetivo principal valorizar este setor que é um dos responsáveis pela economia gaúcha". Neste ano, foram 109 indicações de 18 deputados estaduais.
A entrega do troféu ocorrerá no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, em solenidade no Teatro Dante Barone.