Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Outubro de 2016 às 08:44

Petróleo opera em alta, sustentado por últimos dados sobre estoques nos EUA

Agência Estado
Os futuros de petróleo operam em alta na manhã desta sexta-feira (14), encaminhando-se para o maior nível em um ano, ainda sustentados pela última pesquisa do Departamento de Energia (DoE) sobre estoques dos EUA.
Os futuros de petróleo operam em alta na manhã desta sexta-feira (14), encaminhando-se para o maior nível em um ano, ainda sustentados pela última pesquisa do Departamento de Energia (DoE) sobre estoques dos EUA.
Ontem, a pesquisa do DoE mostrou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA subiu 4,9 milhões de barris na semana até 7 de outubro, registrando o primeiro aumento em seis semanas e superando de longe a expectativa de analistas, que era de acréscimo de 900 mil barris.
Por outro lado, os estoques de gasolina e destilados caíram 1,9 milhão e 3,7 milhões de barris, respectivamente, no mesmo período, compensando o avanço nos estoques de petróleo bruto, segundo a corretora PVM.
O levantamento também mostrou que a taxa de utilização das refinarias nos EUA caiu pra 85,5%, de 88,3% na semana anterior, ficando abaixo da média de cinco anos pela primeira vez desde meados de julho.
"Parece que as refinarias americanas estão se esforçando um pouco para reduzir os estoques a níveis mais normais", comentou Tim Evans, analista do Citi Futures. "Até o momento, pelo menos, não vemos a queda como necessariamente relacionada à falta de barris disponíveis no mercado global", acrescentou.
Os investidores também acompanham a postura da Rússia em relação ao corte de produção proposto recentemente pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Em setembro, a produção russa atingiu o maior nível desde o fim da União Soviética, ao ultrapassar 11 milhões de barris por dia.
No fim de novembro, a Opep deverá voltar a se reunir para detalhar a proposta de corte na produção. O objetivo é limitar a produção do grupo a menos de 33 milhões de barris diários, ante os atuais 33,39 milhões de barris por dia.
Às 7h52min (de Brasília), o Brent para dezembro subia 0,75% na Intercontinental Exchange (ICE), a US$ 52,42 por barril, enquanto o WTI para novembro avançava 1,11% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 51,00 por barril.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO