Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Outubro de 2016 às 08:14

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta após dados chineses de inflação

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira (14), após dados chineses de inflação que superaram as expectativas e em meio à especulação sobre a possibilidade de um aumento de juros nos EUA ainda este ano.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira (14), após dados chineses de inflação que superaram as expectativas e em meio à especulação sobre a possibilidade de um aumento de juros nos EUA ainda este ano.
Números oficiais publicados no fim da noite de ontem mostraram que a prolongada deflação industrial na China chegou ao fim, enquanto a inflação ao consumidor veio acima do esperado. Em setembro, o índice de preços ao produtor chinês registrou alta anual de 0,1%, contrastando com uma previsão de baixa de 0,2%, enquanto o índice de preços ao consumidor teve acréscimo de 1,9% na mesma comparação, ante projeção de ganho de 1,7%.
Os indicadores chineses ajudaram o índice Hang Seng, de Hong Kong, a interromper uma sequência de quatro pregões em queda e encerrar o dia com alta de 0,88%, a 23.233,31 pontos.
Na China continental, as bolsas ficaram praticamente estáveis. O Xangai Composto teve leve valorização de 0,08%, a 3.063,81 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,1%, a 2.046,74 pontos.
Em outras partes da Ásia, o Nikkei avançou 0,49% em Tóquio, a 16.856,37 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi subiu 0,36% em Seul, a 2.022,66 pontos, e o filipino PSEi mostrou ganho mais expressivo em Manila, de 1,05%, a 7.389,30 pontos. No mercado de Taiwan, por outro lado, o Taiex caiu 0,59%, a 9.165,17 pontos.
Os investidores da região também continuam atentos a sinais sobre a perspectiva dos juros nos EUA. Hoje, estão previstos discursos da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, e de outros três dirigentes da instituição. Muitos economistas acreditam que o Fed poderá elevar juros na reunião de dezembro, o que seria o primeiro ajuste na política monetária dos EUA em 13 meses.
Na Tailândia, o mercado local operou em forte alta hoje, dando algum suporte a bolsas do Sudeste Asiático. Até quinta-feira, o índice tailandês SET havia acumulado perdas de 6,1% na semana, em meio a incertezas sobre a saúde do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que faleceu ontem, aos 88 anos.
Na Oceania, o índice australiano terminou o pregão perto da estabilidade em Sydney, com baixa apenas marginal de 1,5 ponto, a 5.434,00 pontos, uma vez que uma queda em ações de mineradoras e grandes bancos foi compensada por ganhos em papéis de outros setores.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO