Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 11 de Outubro de 2016 às 08:32

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, mas ações avançam em Xangai e Tóquio

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta terça-feira (11), em meio à perspectiva de aumento de juros nos EUA e um plano chinês que prevê trocas de dívidas por ações e que pode prejudicar os lucros de bancos.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta terça-feira (11), em meio à perspectiva de aumento de juros nos EUA e um plano chinês que prevê trocas de dívidas por ações e que pode prejudicar os lucros de bancos.
Nas primeiras horas de negócios, um novo salto nos preços do petróleo ontem e a desvalorização de moedas regionais haviam dado sustentação a alguns mercados da Ásia. No fim do pregão, no entanto, o quadro havia mudado.
Em Hong Kong, o Hang Seng terminou o dia em baixa de 1,27%, a 23.549,52 pontos, revertendo ganhos de mais cedo, enquanto na Oceania, o S&P/ASX 200 teve leve alta de 0,1% na bolsa australiana, a 5.479,80 pontos, e o Xangai Composto, principal índice da China, subiu 0,56%, a 3.065,25 pontos, ampliando os ganhos de 1,45% da sessão anterior, quando os investidores voltaram de um feriado nacional de uma semana.
Os mercados chineses mantiveram a tendência positiva em meio à expectativa de que um plano de Pequim de trocar dívidas por ações ajude a aliviar o crescente problema do endividamento corporativo na China. Em Shenzhen, o índice acionário local avançou 0,5%, a 2.043,69 pontos.
O plano de trocar dívidas por ações, no entanto, pesou nas ações de grandes bancos negociadas em Hong Kong. O China Construction Bank, o Industrial & Commercial Bank of China e o Bank of China tiveram perdas de mais de 2%. A troca vai forçar bancos chineses a aceitar ações de empresas insolventes, o que deverá sobrecarregá-los com papéis praticamente sem valor.
Depois do fechamento dos mercados, as bolsas de Hong Kong e de Shenzhen anunciaram a aprovação de uma parceria operacional, que permitirá a investidores de um mercado aplicar seus recursos no outro, mas não especificaram a data de lançamento da conexão.
Em outras partes da Ásia, o Nikkei subiu 0,98% em Tóquio, a 17.024,76 pontos, ajudado pelo bom desempenho do petróleo ontem, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi caiu 1,21%, a 2.031,93 pontos, pressionado pela Samsung, cujas ações sofreram um tombo de 8%, após a empresa suspender a produção de seu smartphone Galaxy Note 7, que apresentou graves problemas de bateria. Já em Taiwan, o Taiex recuou 0,50%, a 9.219,82 pontos, e em Manila, o filipino PSEi registrou baixa de 0,18%, a 7.520,82 pontos.
O petróleo negociado em Nova Iorque saltou mais de 3% ontem e atingiu o maior nível em 14 meses, após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fazer declarações favoráveis a esforços internacionais para limitar a produção da commodity.
Apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá voltar a elevar juros antes do fim do ano, por sua vez, pesaram em algumas moedas asiáticas nos negócios da madrugada.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO