Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 06 de outubro de 2016. Atualizado �s 23h58.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 07/10/2016. Alterada em 06/10 �s 22h56min

O (sexto) regresso da Vespa

Ícone das duas rodas, a Vespa está retornando ao Brasil pela sexta vez, desta, prometendo um plano de atuação a longo prazo. A presença no mercado nacional ocorre através de uma parceria entre a Piaggio, detentora da marca, e o grupo de investimento Asset Beckley, que cuidará de toda a operação no País. O encarregado de liderar a empreitada é Longino Morawski, executivo gaúcho que comandou a reestruturação da Harley-Davidson no Brasil, entre 2010 e 2015. A Vespa reestreia por aqui com quatro diferentes modelos de scooters e sua estratégia de comercialização será inusitada: dispensando concessionárias, apostará em uma rede própria de butiques. Nesse formato, a marca projeta vender mais de duas mil unidades ainda em 2016, ultrapassando 12 mil emplacamentos no próximo ano. Para 2018, há planos de inaugurar uma fábrica, em regime CKD (montagens de kits vindos do exterior, complementados com componentes nacionais), no polo industrial de Manaus (AM). A capacidade inicial de produção seria de 35 mil unidades/ano.
Auxílio à condução
A Renault anunciou uma parceria com os desenvolvedores do Waze, aplicativo de trânsito e navegação colaborativo, para melhorar a experiência de direção nos veículos da marca francesa. A colaboração se alinha com o objetivo da Renault de facilitar o dia a dia dos condutores, tornando o trânsito mais seguro e agradável, graças à otimização do tempo de percurso.
Atuação conjunta
As japonesas Toyota e Daihatsu devem firmar um acordo para desenvolvimento conjunto de uma nova família de carros compactos, com foco em mercados emergentes. Controlada pela Toyota, a Daihatsu atua fortemente no Japão e no Sudeste asiático, acumulando vasta experiência na produção de veículos compactos. A parceria teria como objetivo ampliar a participação da Toyota em mercados como Índia, Rússia e América Latina.
Melhor mês do ano
O mercado de crédito para aquisição de veículos registrou o melhor resultado do ano em agosto. O total de recursos liberados na carteira de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) foi de R$ 7,2 bilhões, volume 9,1% superior ao verificado em julho e 1% maior do que o mesmo mês de 2015. Até então, o maior montante pertencia a março, quando foram concedidos R$ 6,6 bilhões para financiamentos de veículos. Os números constam do balanço divulgado pela Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras.
Mudança de planos
A PSA, holding que reúne Peugeot e Citroën, pretende ingressar no mercado global de picapes médias. Especulava-se que isso aconteceria em colaboração com a Toyota, mas o grupo francês decidiu se aliar à Dongfeng, sua parceira na China.
Companhia robótica
A Toyota venderá no Japão um pequeno robô humanoide para fazer companhia e conversar com motoristas solitários. O Kirobo Mini poderá ser encomendado nos próximos meses e, por enquanto, é configurado para falar apenas japonês. Segundo a Toyota, o robô será capaz de manter "conversas casuais" a respeito do carro e da casa do dono, por exemplo, além de observar como o motorista dirige e dar alertas e orientações. O Kirobo Mini tem uma câmera interna que reconhece expressões faciais, permitindo-o mudar o tom da conversa de acordo com as emoções do interlocutor. Medindo cerca de 10 centímetros de altura sentado, ele pode ser transportado no porta-copos ou nos porta-objetos dos carros. Para utilizá-lo, é preciso conectá-lo a um smartphone por meio do bluetooth.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia