Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de outubro de 2016. Atualizado �s 21h04.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

M�SICA

Not�cia da edi��o impressa de 25/10/2016. Alterada em 24/10 �s 18h41min

Isabella Taviani faz show em Porto Alegre com hits do The Carpenters

Isabella Taviani faz show de disco com releituras da dupla The Carpenters

Isabella Taviani faz show de disco com releituras da dupla The Carpenters


DIVULGA��O/JC
Ricardo Gruner
Carpenters Avenue, novo disco de Isabella Taviani, é um presente da cantora para ela própria. Encantada pelo trabalho da dupla The Carpenters desde a infância, integrando até o fã-clube brasileiro, a artista dedicou um álbum inteiro ao repertório dos ídolos - que fizeram história na década de 1970. Amanhã, ela traz a Porto Alegre o espetáculo baseado no registro - a partir das 21h, no Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80). Tíquetes para o evento podem ser adquiridos no local ou pelo site www.ingressorapido.com.br, por valores entre R$ 100,00 e R$ 180,00.
A ideia da homenagem surgiu ainda em 2010, mas ficou só no imaginário até este ano. Na época, Isabella participou do projeto As outras cores do álbum branco, com versões para músicas dos Beatles. Marcelo Fróes, o produtor, comentou que, ao cantar em inglês, a voz da carioca lembrava a de Karen Carpenter, vocalista da dupla. E sugeriu o tributo. A iniciativa só não se concretizou antes porque Isabella tinha muitas músicas inéditas para gravar - e, de lá para cá, colocou no mercado Eu raio X (2012) e o DVD Eu raio X ao vivo (2014).
Após duas gravações-teste ainda em 2010, Carpenters Avenue foi retomado no final de 2014, com sessões tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. "Eu queria ver como os brasileiros tocariam Carpenters", explica a cantora, que contou com parceiros como Marco Brito, pianista, arranjador e produtor musical de Ivan Lins, e Rodrigo Rios, produtor radicado em Los Angeles.
Foi o segundo que intermediou a colaboração da norte-americana Dionne Warwick para o disco, em uma releitura para Close to you - que Dionne registrou antes mesmo do duo formado por Karen e Richard. "Eu falei para ela que a razão pela qual a convidei não era por ela ser Dionne, mas porque ela era melhor amiga da Karen", diverte-se a intérprete - que neste ano participou de shows da nova parceira em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
No disco, aparecem 14 faixas, entre sucessos e lados B: constam na lista títulos como We've only just begun, Please Mr. Postman, Sometimes e Superstar. De acordo com Isabella, o que mais pesou na escolha foi o coração. "Coloquei até a música que eu cantava no chuveiro quando era criança, Love me for what I am. Era um sonho interpretar", comemora ela, que lembra de ter sofrido uma dor profunda em 1983. No início daquele ano, às vésperas de completar 33 anos, Karen faleceu precocemente devido a complicações de anorexia nervosa.
Assim como a voz da norte-americana e os arranjos do seu irmão conquistaram Isabella, inúmeros outros músicos também forem influenciados pelo trabalho da dupla durante e após os 14 anos em que os dois estiveram em atividade. O tributo If I were a Carpenter, de 1994, conta com nomes que vão de Sheryl Crow a Sonic Youth, por exemplo - variedade que não surpreende a brasileira. "Os Carpenters são regidos pela elegância dessas canções românticas, que tocavam as pessoas sem fazer força", opina.
Por ser admiradora e conhecedora da discografia, a intérprete acredita que seu trabalho ficou fácil. "Na infância, imitava a Karen", recorda, ponderando: "Quando você canta autorais, você é dona delas e coloca a onda que quiser. Já quando vai interpretar um repertório imortalizado pela maior cantora do mundo é um peso gigantesco".
Para comprovar o resultado do álbum, após o término das gravações, Isabella resolveu se juntar a um público tão aficionado quanto ela: chamou o fã-clube em sua casa - e reencontrou velhos colegas. "É legal ter o aval deles, porque falo de gente como eu, que ama os Carpenters", encerra ela, que, ao vivo, tem a companhia de quatro músicos encarregados de bateria, teclado, guitarra/violão e baixo. Além dos sucessos e pérolas dos ídolos, o espetáculo ainda conta com um medley de canções da carreira da artista.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia