Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 10 de outubro de 2016. Atualizado às 17h26.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

MÚSICA

Notícia da edição impressa de 10/10/2016. Alterada em 10/10 às 11h38min

Fábrica de hits: Aerosmith se apresenta nesta terça-feira em Porto Alegre

Comandado por Steven Tyler, Aerosmith se apresenta em Porto Alegre

Comandado por Steven Tyler, Aerosmith se apresenta em Porto Alegre


GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
Seis anos depois, o Aerosmith volta a Porto Alegre. Após tocar para um público de 15 mil pessoas em 2010, a banda norte-americana se apresenta no Anfiteatro Beira-Rio (Padre Cacique, 891) amanhã, às 22h. Os ingressos esgotaram em maio - mas, como algumas vendas não foram confirmadas, restam alguns ingressos ainda. Até o fechamento desta edição, havia tíquetes entre R$ 440,00 (plateia) e R$ 620,00 (pista premium), disponíveis pelo site www.blueticket.com.br.
No período entre o primeiro espetáculo realizado na capital gaúcha e o segundo, o grupo lançou apenas um álbum: Music from another dimension (2012). Se depender dos setlists recentes, no entanto, não são as novidades que devem rechear o repertório de amanhã, e sim os clássicos.
Com mais de 150 milhões de discos vendidos ao longo de 40 anos de carreira, Steven Tyler (voz), Joe Perry (guitarra), Brad Whitford (guitarra), Tom Hamilton (baixo) e Joey Kramer (bateria) tocaram na Colômbia, Chile e Argentina nos últimos dias. No repertório, constam faixas do começo da carreira e os maiores sucessos que o quinteto tem emplacado desde a década de 1970. O compacto Get your wings (1974), por exemplo, é representado por composições como Same old song and dance e Train kept a-rollin; enquanto Toys in the Attic (1975) conta com o hit Walk this way.
Nos anos seguintes, o Aerosmith se tornou referência para uma geração de músicos americanos de hard rock. Como consequência da popularidade alcançada, em 1978, foi gravado o primeiro ao vivo do grupo, Live! Bootleg. Registrado em Boston, o show contou com uma plateia de mais de 40 mil pessoas.
E se, na década de 1990, Steven Tyler e seus colegas já eram veteranos, a banda contou com força da MTV para se comunicar com os jovens e lançar ainda mais sucessos. Crazy e Livin' on the edge (que renderam ao grupo prêmios Grammy) e I don't want to miss a thing (da trilha sonora do filme Armagedom, de 1998), são dois expoentes dessa fase que devem ser lembrados no repertório.
Entretanto, dos álbuns mais recentes (Just push play, 2001; o disco de covers Honkin' on Bobo, 2004; e o já citado Music from another dimension), só os dois primeiros devem ser lembrados em Porto Alegre. O próprio Brad Whitford já declarou insatisfação com o disco de 2012 - embora não soubesse dizer o que precisaria ter sido feito de forma diferente.
Whitford e Perry chegaram a ficar um período longe da banda, mas a formação clássica foi retomada em 1984. Após Porto Alegre, a turnê passa por São Paulo (Allianz Parque, dia 15), Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia (dia 18); e Olinda (dia 21). Quem perder o show de amanhã terá nova chance em 2017: o Aerosmith está confirmado no Rock in Rio, que acontecerá na capital carioca no mês de setembro.

Possível setlist

Back in the saddle
Love in an elevator
Cryin'
Jaded
Crazy
Last child
Livin' on the edge
Rats in the cellar
Dude (looks like a lady)
Same old song and dance
Rag doll
Stop messin' around (Fleetwood Mac)
I don't want to miss a thing
Come together (The Beatles)
Walk this way
Train kept A-rollin' (Tiny Bradshaw)
Dream on
Sweet emotion
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Louis Fergon 10/10/2016 17h24min
Porto Alegre dando sobrevida a mais um pré presunto.