Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

leitura

- Publicada em 07 de Outubro de 2016 às 17:07

Empreender


DIVULGAÇÃO/JC
Crise econômica e desemprego: essa combinação incentiva o aumento do número de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio. O problema é que, no momento de abrir uma empresa, os novos empreendedores estão focados apenas em desenvolver o seu produto, e resta pouca atenção para um plano de negócios.
Crise econômica e desemprego: essa combinação incentiva o aumento do número de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio. O problema é que, no momento de abrir uma empresa, os novos empreendedores estão focados apenas em desenvolver o seu produto, e resta pouca atenção para um plano de negócios.
Em Empreendedores inteligentes enriquecem mais, Gustavo Cerbasi reúne os conhecimentos necessários para que um empreendedor gerencie as suas próprias finanças. Isso porque o autor procura incentivar os empreendedores a fugirem de duas situações, as quais ele considera comum na abertura de um negócio. Uma delas é o empreendedor sem condições financeiras de contratar um profissional que gerencie os seus investimentos e custos, então acredita que pode cuidar dessa questão sozinho. Por outro lado, há aqueles que, por considerarem que não têm domínio do assunto, entregam a parte financeira a alguém contratado e se afastam totalmente do assunto.
O objetivo da obra é funcionar como um guia para orientar pessoas na tomada de decisão, considerando o quão importante e decisivo podem ser para o sucesso ou fracasso de uma iniciativa empresarial. Com linguagem simples e acessível, Cerbasi explica que, quanto mais estruturado está o modelo de gestão, menos tempo o empreendedor gastará preocupado com os recursos e poderá dedicar ao aprimoramento de serviços, produtos e vendas.
Empreendedores inteligentes enriquecem mais; Gustavo Cerbasi; Editora Sextante; 208 páginas; R$ 49,90; disponível em versão digital.

Riqueza

Esqueça a ideia de que riqueza está diretamente relacionada a dinheiro. Em Fator de enriquecimento, Paulo Vieira desconstrói a crença cultivada pela maioria das pessoas de que ser rico é uma condição monetária. Nesta obra, Vieira propõe a reflexão sobre a definição de riqueza, que, segundo ele, é diferente para cada um.
Ser, fazer e ter: essas são as três dimensões humanas que compõem a verdadeira riqueza. Ou seja, é uma combinação entre identidade, capacidade e merecimento. Para equilibrar esses três fatores unidos, o autor apresenta o Fator de Enriquecimento, uma metodologia que apresenta as bases para a criação da própria riqueza. Esse método foi desenvolvido por Vieira a partir da observação do comportamento financeiro de seus clientes. Vieira entende que riqueza não é um conceito limitado à situação financeira, pois perpassa por diferentes questões da vida dos seres humanos. Ele explica que a definição de alguém rico não tem nada a ver com número, mas sim com um patrimônio considerável que dê liberdade e tranquilidade não só no presente, mas como no futuro.
Atuante na área há 18 anos, Paulo Vieira é formado em Coaching pela Florida Christian University. O coach, escritor e conferencista é também presidente da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis) e criador do Método CIS e da Metodologia do Coaching Integral Sistêmico. Além de Fator de enriquecimento, Vieira é autor de O poder da ação.
Fator de enriquecimento; Paulo Vieira; Editora Gente; 256 páginas; R$ 34,90; disponível em versão digital. 

Gestão

Longe dos conceitos tradicionais e ampliando o tema, Antonio Carlos Gil lança a 2ª edição do livro Gestão de Pessoas - enfoque nos papéis estratégicos, 15 anos após a sua primeira edição. Com o conteúdo reformulado, Gil traz com conceitos atualizados de um cargo que está ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho.
A proposta do livro é esclarecer que a função de gestor de pessoas é muito mais abrangente que questões trabalhistas. Gil traz os novos papéis que agora são responsabilidade de alguém que está no cargo de gestor de pessoas. Com essa obra, ele procura mostrar que o gestor deve representar o papel de coach, líder, motivador, negociador educador, avaliador, selecionador e outros, e os leitores vão encontrar essas funções divididas por parágrafos. A ideia é expor como cada uma dessas atividades são importantes e como podem ser definitivas para o bom funcionamento de uma organização. A leitura é indicada para disciplinas dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis e também para profissionais da área de Recursos Humanos.
Além deste, Antonio Carlos Gil é autor de outros livros, entre eles, Teoria geral da administração, Métodos e técnicas de pesquisa social, Metodologia de Ensino Superior e Como elaborar projetos de pesquisa. Mestre e doutor em Ciências Sociais e doutorando em Administração, é professor no Centro Universitário de São Paulo.
Gestão de Pessoas - enfoque nos papéis estratégicos; Antonio Carlos Gil; Editora Atlas - Grupo Gen.