Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de setembro de 2016. Atualizado às 16h53.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

eleições

01/09/2016 - 16h53min. Alterada em 01/09 às 16h53min

IBGE e TSE firmam parceria para eleições municipais

Dados de todos os municípios brasileiros estarão disponíveis para consulta dos eleitores

Dados de todos os municípios brasileiros estarão disponíveis para consulta dos eleitores


TSE/DIVULGAÇÃO/JC
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram parceria nesta quinta-feira (1º), em Brasília, para disponibilizar informações sobre os municípios do País. O objetivo, segundo nota do TSE, é "propiciar aos cidadãos debates pré-eleitorais mais interessantes e com maior conhecimento da realidade", fornecendo a eleitores e candidatos informações sobre a realidade socioeconômica de cada cidade e permitindo que os espectadores analisem dados e não recebam apenas "promessas de candidatura". 
Na cerimônia de lançamento, no TSE, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e o presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, anunciaram o folheto O seu Município em Números 2016. As informações estarão disponíveis em papel e em meio digital, contendo dados relevantes de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, como o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação e economia, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
“Com isso, o IBGE, de certa forma, cumpre a sua missão de retratar o Brasil e levar essa informação mais para perto de cada brasileiro", salientou Paulo Rabello de Castro.
O material informativo tem foco em temas de responsabilidade municipal – como destino final do lixo –, e assuntos que afetam diretamente a população – entre eles o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil e casos registrados de dengue. Também há explicações sobre o que fazem prefeitos e vereadores e quais as responsabilidades de cada um, além do número de eleitores por grupos de idade em cada município. Foi impresso cerca de 1,1 milhão de folders, que serão entregues aos candidatos, às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como aos veículos de comunicação, associações e organizações da sociedade civil. Versões digitais dos folhetos serão enviadas, por e-mail, a todos os candidatos da base de dados do TSE. 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia