Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

mais médicos

- Publicada em 20 de Setembro de 2016 às 17:28

Ministério quer reduzir número de profissionais cubanos

O Ministério da Saúde anunciou ontem mudanças no programa Mais Médicos, uma das principais bandeiras do governo federal na área da saúde. Entre as medidas, está a diminuição do ingresso de médicos cubanos no País a partir de 2017, com expectativa de substituir até 4 mil profissionais de Cuba por brasileiros nos próximos três anos.
O Ministério da Saúde anunciou ontem mudanças no programa Mais Médicos, uma das principais bandeiras do governo federal na área da saúde. Entre as medidas, está a diminuição do ingresso de médicos cubanos no País a partir de 2017, com expectativa de substituir até 4 mil profissionais de Cuba por brasileiros nos próximos três anos.
Segundo o ministro Ricardo Barros, a ideia é que as medidas anunciadas estimulem a participação de brasileiros no Mais Médicos. Hoje, o programa federal é composto principalmente por profissionais cubanos, vindos por meio de uma cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A substituição, garante Barros, será feita de forma gradual.
Em 2017, a previsão é que cerca de 2 mil vagas geradas por médicos cubanos que encerram sua participação no Mais Médicos sejam destinadas a brasileiros. Os editais nesse sentido devem ser lançados até abril.
De acordo com o Ministério da Saúde, essas vagas têm "maior potencial" para atraírem profissionais brasileiros, por estarem em locais menos distantes e com maior infraestrutura de trabalho. A exceção ocorrerá em municípios menores ou em distritos indígenas, regiões com menor interesse para brasileiros, e também para cubanos que se casaram ou reconheceram união estável no Brasil. Nestes casos, será ofertada a possibilidade de prorrogar os contratos por mais três anos.
Além da substituição dos médicos cubanos, o Mais Médicos também permitirá que brasileiros formados em medicina na Bolívia e no Paraguai se inscrevam para atuar no Brasil. Até então, as regras anteriores do programa impediam a inscrição de profissionais oriundos de países com menos de 1,8 médicos a cada mil habitantes.
A restrição será afrouxada apenas para cidadãos brasileiros, sendo mantido o impedimento para quem tenha nascido nos dois países. Haverá também o reajuste no valor da bolsa paga a todos os profissionais do programa, que passa de R$ 10.570,00 para R$ 11.520,00.

Capital implanta sistema de gerenciamento de consultas

A prefeitura de Porto Alegre apresenta hoje, às 14h30min, a primeira fase da implantação do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). A plataforma foi desenvolvida pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). A apresentação ocorre na Unidade de Saúde da Família IAPI, localizada na rua Valentim Vicentini, sem número, no bairro Passo d'Areia,na zona Norte da Capital.
O Gercon foi criado para qualificar a gestão das consultas especializadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo mais equidade no atendimento à população, na medida em que será possível priorizar as situações mais graves e urgentes e não apenas por ordem de entrada no sistema.