Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Fórmula 1

- Publicada em 01 de Setembro de 2016 às 17:30

Massa se aposentará no fim da temporada

Além de 250 GPs no currículo, brasileiro levará na memória o vice-campeonato de 2008

Além de 250 GPs no currículo, brasileiro levará na memória o vice-campeonato de 2008


MIGUEL SCHINCARIOL/AFP/JC
Após 14 temporadas na Fórmula 1, Felipe Massa, vice-campeão mundial em 2008, anunciou que esta é a sua última temporada na principal categoria do automobilismo. Aos 35 anos, o piloto brasileiro confirmou que não renovou seu contrato com a Williams e também não irá para nenhuma outra escuderia.
Após 14 temporadas na Fórmula 1, Felipe Massa, vice-campeão mundial em 2008, anunciou que esta é a sua última temporada na principal categoria do automobilismo. Aos 35 anos, o piloto brasileiro confirmou que não renovou seu contrato com a Williams e também não irá para nenhuma outra escuderia.
Em comunicado divulgado pela Williams, Massa disse sentir orgulho do que construiu ao longo da carreira. "Eu tenho tantas grandes memórias ao longo dos últimos anos e agradeço a todas as pessoas e a todas as equipes por que passei e me ajudaram a chegar onde estou hoje. Minha carreira foi mais do que eu esperava, e estou orgulhoso do que consegui", declarou.
Massa estreou no GP da Austália, em 2002, quando ainda era piloto da Sauber. Entre 2006 e 2013, foi piloto da Ferrari, onde viveu seus melhores momentos na categoria, alcançando o vice-campeonato em 2008, além do terceiro lugar em sua temporada de estreia pela equipe e um quarto no Mundial de 2007.
Em 2014, transferiu-se para a Williams, onde ficou com a sétima colocação em sua primeira temporada e em sexto em 2015. No Mundial deste ano, ocupa apenas a 10ª posição, e viu seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, tornar-se o principal piloto da equipe.
Em 242 corridas, Massa conquistou 11 vitórias, 14 pole positions e 41 pódios. Desde a sua estreia, só não competiu no mundial de pilotos em 2003, ano em que ficou como piloto de testes da Ferrari. A tendência é de que Massa termine sua carreira na F-1 com 250 corridas no currículo, caso dispute todas as provas restantes.
A última vitória foi no longínquo ano de 2008, no GP do Brasil, quando por pouco não se tornou campeão mundial, título que acabou ficando na ocasião com o britânico Lewis Hamilton, hoje tricampeão.
A respeito da despedida no Brasil, Massa falou sobre como será o momento diante do torcedor. "Olhando para o futuro, será especial o meu último Grande Prêmio do Brasil. Eu sei que oficialmente minha última corrida será em Abu Dhabi, mas emocionalmente o fim de semana de São Paulo será a despedida real, pelo que significa para o meu coração", disse.
 

Pilotos e equipes exaltam carreira do brasileiro e lamentam sua despedida da categoria

A aposentadoria de Felipe Massa foi o assunto desta quinta-feira no mundo da Fórmula 1. Entre pilotos e equipes, principalmente aqueles que já trabalharam com o brasileiro, os comentários e as manifestações foram sempre positivas para aquele que dedicou 15 anos de sua carreira à categoria.
"Todos que conheceram o Felipe sabem que pessoa calorosa e cuidadosa ele é, com uma personalidade contagiante. Ele fez muito pelo nosso esporte e eu acho que toda equipe que teve o prazer de trabalhar com ele tem um grande afeto. Eu sei que não foi uma decisão fácil, mas respeitamos sua escolha de encerrar a carreira na Fórmula 1 ao fim da temporada", disse a chefe da Williams, atual equipe de Massa, Claire Williams.
A personalidade de Massa foi o fator mais exaltado por todos os pilotos da categoria que falaram sobre o brasileiro nesta quinta-feira. Entre eles, o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que reconheceu a importância do brasileiro para a F-1. "Ele é realmente um cara legal, realmente divertido. É uma pena ver ele sair porque sentiremos sua falta. Obviamente, desejamos tudo de melhor, independentemente do que ele decidir no futuro. Acho que, além do talento e da velocidade na pista, como eu disse, ele é um grande cara. Sentiremos sua falta", disse o piloto da Ferrari.
Massa teve grandes companheiros, mas o principal deles foi Michael Schumacher, com quem dividiu o cockpit da Ferrari em 2006. No ano seguinte, foi o finlandês Kimi Raikkonen quem passou a ser o colega do brasileiro na escuderia. "Obviamente é uma grande pena, mas é sua escolha, no fim. Nós tivemos uma boa relação quando estávamos na mesma equipe e é óbvio que ele teve momentos difíceis na Fórmula 1, com o acidente, mas sempre foi forte e é um grande cara", afirmou Raikkonen.

Grande Prêmio de Monza tem promessa de briga pela liderança

Uma semana depois do emocionante Grande Prêmio da Bélgica, a Fórmula 1 desembarca na Itália, no tradicional circuito de Monza, às 9h, deste domingo. A promessa é de que a luta pelo título do Mundial se acirre ainda mais, já que Nico Rosberg venceu no mítico circuito de Spa-Francorchamps, e viu seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, conquistar uma ótima terceira posição, após ter largado da última colocação, e ter realizado uma grande corrida de recuperação.
Os dois pilotos da escuderia alemã projetam uma corrida ainda mais disputada na rapidíssima pista de Monza, onde irão acelerar os seus carros separados por uma diferença de apenas nove pontos na classificação do campeonato - o piloto inglês tem 232, na liderança, enquanto seu rival alemão vem logo atrás, com 223.
Depois de sofrer um violento acidente na Bélgica, o dinamarquês Kevin Magnussen recebeu liberação médica para poder disputar a prova na Itália. O piloto da Renault foi aprovado em uma última avaliação da equipe médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), nesta quinta-feira, dois dias depois de a sua equipe ter informado, por meio de um comunicado, que ele não sofreu nenhuma fratura ou lesão grave.