Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 21 de Setembro de 2016 às 08:14

Bolsas asiáticas fecham em alta, após anúncio de política monetária do BoJ

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta quarta-feira (21), depois de o Banco do Japão (BoJ) anunciar uma nova meta de juros de longo prazo, numa tentativa de afastar o risco de deflação no país.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta quarta-feira (21), depois de o Banco do Japão (BoJ) anunciar uma nova meta de juros de longo prazo, numa tentativa de afastar o risco de deflação no país.
Após concluir reunião de política monetária de dois dias, o BoJ introduziu hoje uma meta de 0% para o juro dos bônus do governo japonês (JGBs) de 10 anos, mas decidiu manter a taxa de depósitos em -0,1%, nível em que se encontra desde fevereiro.
Segundo o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, a nova meta passará a ser o "pilar central" da política de relaxamento da instituição.
A decisão do BoJ foi bem recebida por vários analistas e impulsionou ações do setor financeiro em Tóquio. O índice Nikkei subiu 1,91%, encerrando o dia a 16.807,62 pontos, após chegar a recuar 0,5% mais cedo durante o pregão.
Nas últimas semanas, havia temores de que o BoJ poderia reduzir ainda mais a taxa de depósitos negativa, que tende a prejudicar os lucros dos bancos.
Na China, os ganhos dos mercados foram moderados: o Xangai Composto teve alta de 0,1%, a 3.025,87 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,3%, a 2.005,59 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,59%, a 23.669,90 pontos.
Entre bolsas menores da Ásia, o Taiex avançou 0,73% em Taiwan, a 9.228,50 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi registrou ganho de 0,51% em Seul, a 2.035,99 pontos, e o filipino PSEi ficou praticamente estável, com alta marginal de 0,05%, a 7.675,42 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana fechou com alta de 0,7% no S&P/ASX 200, a 5.339,60 pontos, o maior nível do índice desde o último dia 8, também em reação ao BoJ.
Na tarde desta quarta-feira, o foco dos mercados financeiros globais irá se voltar para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). A aposta majoritária é a de que o Fed deixará os juros básicos inalterados, mas poderá dar sinais de sua política futura.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO