Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Setembro de 2016 às 19:01

Minas Gerais está próximo de decretar calamidade financeira

O secretário de Fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho, alertou para o risco de o estado decretar estado de calamidade financeira, como o Rio de Janeiro. Segundo ele, o déficit projetado para o período de 2014 a 2017 é de R$ 25 bilhões. "Não tenho como pagar. Estamos acumulando déficit e, daqui a pouco, isso vai explodir", afirmou Bicalho.
Ele destacou que 25% da atual dívida dos estados foi contraída com bancos e não com a União, e está atrelada ao dólar. "A dívida nova é indexada ao câmbio e pode ser um problema daqui para a frente. Não temos receitas em dólar", disse o secretário.
Além dos gastos com serviço da dívida e com aposentadoria, o secretário atribuiu a crise fiscal de Minas a outros fatores estruturais, que, em sua opinião, não podem ser solucionados sem que a Constituição seja alterada. Ele destacou despesas com o pagamento de salários nas áreas de Educação e Saúde, e de outros grupos de trabalhadores, como da Justiça, vinculadas à União. Toda vez que o governo federal concede reajustes salariais, a despesa de Minas Gerais cresce.
"Uma retomada (na economia) não será suficiente para aliviar os estados. Sem mexer na Constituição, não chegaremos a um equilíbrio", afirmou o secretário.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO