Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 10 de setembro de 2016. Atualizado às 11h09.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 09/09/2016. Alterada em 08/09 às 21h52min

Segurança

A vinda de 138 integrantes da Força Nacional de Segurança serviu como um ato de reação do governo do Estado. Mas, é claro, é menos que uma companhia (150 homens) e não resolverá nada ou ajudará muito pouco. O novo secretário de Segurança, Cezar Schirmer (PMDB), tem experiência como administrador - está sendo contestado por causa da tragédia da boate Kiss em Santa Maria -, pode ser que consiga fazer algo. Mas temos, hoje, um "conjunto da obra" falhando, começando pela família sem estrutura, passando pelo analfabetismo em massa, pelo desemprego e chegando à anarquia geral nos altos escalações, com a corrupção desenfreada. Ser correto e não meliante quando se passa por necessidades básicas como milhões de brasileiros pobres em um País assim é, de fato, muito difícil. (Madalena Biarritz, São Leopoldo/RS)
Sapato
Quanta celeuma em torno da compra de um sapato pelo presidente Michel Temer (PMDB) lá na China. Isso porque dizem que os chineses são os predadores da indústria calçadista gaúcha, principalmente. Ora, então ele não deveria aceitar os vinhos servidos no jantar oficial, eis que temos ótimos vinhos aqui na Serra Gaúcha. Isso já é implicância. A única crítica razoável é que Temer falou em 40 ou 50 manifestantes contra ele nas ruas, quando eram, no mínimo, 10 mil. (Julieta E. Monteclaro, Santa Cruz do Sul/RS)
Sete de Setembro
É uma pena, mas vi muito poucas bandeiras do Brasil hasteadas na Semana da Pátria. Sou de uma geração em que havia o desfile da Mocidade, antes da parada do Sete de Setembro. A gente vibrava, e Porto Alegre se engalanava. Agora, é só briga entre "petralhas" e "coxinhas", enquanto o Brasil vai ficando de lado. Isso demonstra falta de civismo. Estamos perdendo o País, como nação. (Maria do Carmo Guimarães, Porto Alegre)
Greves
Como é fácil fazer greve no Brasil sendo funcionário público. Não dá em nada e, ao fim, a primeira coisa a ser abonada são os dias faltosos. Por isso está o País nesta anarquia. (Manoel Trindade, Porto Alegre)
Futebol
Continua a "cegueira" futebolística no Rio Grande do Sul. O jogador do Botafogo fez o gol mais bonito de 2016, até agora, contra o Grêmio, de fora da área, de costas, uma "bicicleta" espetacular. Mas não ouvi um, sequer um, comentarista das nossas rádios dizer isso. Quem perdeu foi o Grêmio, como seria o Internacional, o time adversário não fez nada por merecer. Salvo um lindo "gol de placa". Mas contra o Grêmio não interessa. Se fosse o contrário, algum jogador da dupla Grenal fazendo gol como aquele, falariam por semanas. (Guido Rolim, Pelotas/RS)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Jorge 10/09/2016 09h55min
Segurança.nUnificar as polícias civil e militar, criando departamentos especializados, poderia trazer bons resultados?
Dorian R. Bueno 09/09/2016 13h43min
O TEMPO DE JOGO !!!nJá de supetão quero dizer que o juiz ontem lá no Beira-Rio teve uma arbitragem no padrão FIFA, isto é não permitiu mesmo no primeiro tempo que o jogo fosse retardado malandramente pelo jogador do Santos, Lucas Lima, que tentou duas vezes atrasar o bom andamento da partida fazendo tempo além do normal. nEstava na hora de vencer depois de 84 dias, que cá entre nós COLORADOS, é muito tempo de sofrimento ainda mais estando na zona do horror durante uma rodada e não sabendo o que poderia acontecer durante o tempo de jogo.nDesde ontem acabou o tempo de tristezas para o nosso INTERNACIONAL, e agora tudo será melhor seja com o tempo bom ou ruim os jogaremos encontraram uma nova força e ânimo, um novo Time para virar o jogo para 2x1, e vencer mesmo com alguns minutos de acréscimos. nDentro do meu tempo de paciência que DEUS me ensinou, vou deixando a VIDA me levar. nAbs. Dorian Bueno Google +, POA, 09.09.2016n
Dorian R. Bueno 09/09/2016 10h55min
O TEMPO SEGUNDO A MINHA ÓTICA !!!nQuero sempre ter muito tempo de carinho para poder tratar todas as palavras com muito amor, até mesmo porque sem elas não consigo cutucar a mente e os corações dos amigos com as minhas abençoadas lorotas, até mesmo por que neste instante estou com um tempinho ocioso.nJá de supetão quero dizer que o juiz ontem lá no Beira-Rio teve uma arbitragem no padrão FIFA, isto é não permitiu mesmo no primeiro tempo que o jogo fosse retardado malandramente pelo jogador do Sa