Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 21 de setembro de 2016. Atualizado às 23h53.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 22/09/2016. Alterada em 21/09 às 21h22min

Cachaça artesanal Serigote

A amizade entre o escritor gaúcho Erico Verissimo e a família Kunz, fundadora da Petronius Beverages, de Caxias do Sul, deu origem a uma cachaça tipicamente artesanal. É a Serigote, um resgate à história do fim da década de 1930, quando a Vinícola Petronius produzia só vinhos finos e destilados, e recebia visitantes de outras cidades para degustações em sua sede, então em Gramado. "Naquele período, o escritor chegou a hospedar-se na casa da família Kunz. Por essa proximidade, Erico Verissimo batizou uma das famílias que aparecem em O Tempo e o Vento com o sobrenome de origem alemã", relembra o diretor Emílio Kunz Neto. Petronius obteve autorização da família para o uso de trechos da obra nos contrarrótulos das garrafas.
A origem da palavra
Serigote é uma expressão regional gaúcha para lombilho, arreio usado pelos gaúchos antigos. Trata-se de uma deturpação da expressão alemã sehr gut (muito bom). Já os rótulos da Serigote serão elaborados por artistas da serra gaúcha e a cada ano trarão novos desenhos. A estreia é do artista plástico Rafael Dambros.
Avaliação de vinhos
A entidade dos enólogos, ABE, realiza sábado a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos safra 2016, reunindo no Parque de Eventos de Bento Gonçalves 850 especialistas, enófilos e jornalistas do Brasil e do exterior. É para degustar 16 amostras da safra selecionadas entre 241 inscritas por vinícolas de cinco estados.
Modelo Home Center
A rede de lojas Tumelero está reinaugurando sua unidade de Pelotas, a 16ª no modelo Home Center, de 3 mil metros quadrados, seguindo o reposicionamento da marca feito há três anos. O diretor de operações, Sérgio Bandeira de Mello, projeta um crescimento de 20% nas vendas com o novo modelo.
Estreia de grife italiana
A grife italiana Roncato, famosa pela qualidade de seus artigos de viagem, acaba de abrir uma loja no I Fashion Outlet Novo Hamburgo, realizando sua estreia no Estado. Ela traz ao Vale do Sinos a linha completa de produtos 100% fabricados na Itália, que vai de malas, bolsas, mochilas, pastas, cintos a acessórios, com descontos de até 80% sobre coleções novas e artigos de temporadas passadas.
Carnes do Sul para todo o País
A Carnes do Sul, de Cachoeirinha, montou uma logística especial para venda de seu produto a todo o País, onde o destaque são as carnes certificadas da raça Hereford, através de parceria com a associação de criadores. Seu mercado forte são os estados mais ao norte, Ceará e Piauí, mas também a capital Brasília, com entrega no dia seguinte ao da encomenda, segundo o diretor Volmir Carboni. Porém, a empresa, que já encaminhou o registro da marca no Inpi, também faz tele-entrega em Porto Alegre e Região Metropolitana, onde não cobra frete para encomendas acima de R$ 300,00.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia