Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 04 de setembro de 2016. Atualizado às 22h45.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 05/09/2016. Alterada em 04/09 às 21h19min

Com poder moderador

Também o experiente político Victor José Faccioni entende que o melhor regime para resolver problemas como os enfrentados pelo País, culminando com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, seria o parlamentarismo. Na condição de constituinte da atual Carta Magna, muito lutou por isso, diz ele. E lembra que, em 1933, Borges de Medeiros já havia proposto um presidencialismo com poder moderador. França e Portugal adotam um parlamentarismo com eleição direta do presidente. Quer dizer, em vez do presidencialismo de coalizão, quase imperial como o nosso, melhor seria um presidencialismo com poder moderador, onde o presidente é o chefe de Estado, e o primeiro-ministro chefe de governo, demissível.
Pela governabilidade
Por estas e outras confusões, o senador Acir Gurgacz (PDT/RO) votou a favor do impeachment, mas disse à TV Senado, momentos depois, ter a convicção de que a ex-presidente "não cometeu crime de responsabilidade, mas lhe faltou a governabilidade". Ou seja, ele votou pensando estar no parlamentarismo.
Espaço CI na Pucrs
A CI - Intercâmbio e viagens está abrindo um espaço de consultoria dentro do Laboratório de Hospitalidade da Pucrs destinado a quem quer fazer cursos de idiomas, mochilão, trabalho voluntário e estágios no exterior. Mas não serão efetuadas vendas de pacotes no local, só nas unidades da CI.
Empréstimo do BRDE
A RZ2, de Porto Alegre, com escritório comercial no México, especializada em software para checklist e plataforma de e-learning, acaba de receber um aporte de R$ 380 mil do BRDE. É para melhorar os sistemas CheckList Fácil e Treina Fácil, contratar pessoas na área de desenvolvimento, comprar máquinas e incrementar ações de marketing.
Feira do Menino Deus
Clientes da feira orgânica do Menino Deus estão estranhando a demora da Secretaria da Agricultura em resolver o problema que obrigou os produtores a transferi-la do seu pátio para o CET, onde pagam mais de R$ 6 mil mensais apenas pelo aluguel da cobertura.
Arena valoriza sua esplanada
A Arena da OAS-Grêmio acaba de instalar cinco conjuntos de sanitários em cinco pontos diferentes da esplanada: 10 femininos e 20 masculinos. A ideia é gerar mais conforto e praticidade, principalmente antes e depois das partidas, e viabilizar a permanência do torcedor por mais tempo na esplanada, aproveitando as ações de match day, food e beer trucks. Segundo o presidente, Marcelo Jorge, a iniciativa, busca explorar cada vez mais aquela área, que hoje já conta com mais de 20 operações de alimentação e bebida em dias de jogos: "Pensando no bem-estar dos nossos torcedores, queremos que eles desfrutem da melhor maneira o tempo que permanecem na Arena, com a máxima conveniência possível", explica o presidente.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia