Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 30 de setembro de 2016. Atualizado às 08h08.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Notícia da edição impressa de 30/09/2016. Alterada em 30/09 às 08h09min

Campo de provas brasileiro

A Mercedes-Benz anunciou a construção do maior e mais completo campo de provas do Brasil totalmente dedicado a caminhões e ônibus. Com investimento inicial de R$ 70 milhões, o complexo terá, em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, com extensão total de 25 quilômetros, para os mais variados tipos de testes. Localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a instalação trará ganhos de produtividade para a Mercedes-Benz. O projeto consolida a importância da subsidiária brasileira como polo desenvolvedor de veículos comerciais da Daimler.
Materiais reaproveitados
A Courotec, empresa de Porto Alegre especializada em revestimentos em couro para automóveis e aeronaves, é parceira de um projeto de economia sustentável. Sobras de tecido e couro automotivo de sua operação estão sendo reaproveitados pela Sta. Spalla, marca que utiliza as matérias-primas, fornecidas gratuitamente, na confecção de bolsas e carteiras. O processo de produção é artesanal, e o tecido não usado em um veículo rende até três bolsas.
Frota de luxo
Um bilionário chinês adquiriu nada menos do que 30 unidades do Rolls-Royce Phantom. Os sedãs de luxo serão usados no transporte de hóspedes de um hotel para bilionários em Macau. A frota custou a bagatela de US$ 20 milhões.
Cartel investigado
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um processo investigativo para apurar indícios de prática de cartel no mercado de peças automotivas de reposição. Parecer do órgão aponta que há indícios da participação de 28 empresas no esquema, que teria sido praticado entre 2003 e 2016. Nesse período, elas teriam compartilhado informações para decisões como repasses de aumento de custos aos consumidores. Após a conclusão da investigação, a Superintendência recomendará a condenação ou o arquivamento do caso e remeterá o processo ao Tribunal do Cade, responsável pela decisão final.
Ônibus exclusivo
A Marcopolo e a Polomex, sua operação para produção de ônibus no México, estão concluindo o desenvolvimento de um modelo exclusivo de ônibus rodoviário de dois andares, que será fornecido inicialmente para a Iamsa, um dos principais operadores de transporte daquele país. A projeção é de que 110 unidades fabricadas na planta da Marcopolo de Ana Rech (em Caxias do Sul) sejam exportadas para a Polomex, que finalizará a montagem interna e fará a entrega dos veículos ao cliente, que está renovando sua frota.
Condução conectada
A Aliança Renault-Nissan e a Microsoft assinaram um acordo de parceria global de longo prazo envolvendo as próximas gerações de tecnologias que avancem as experiências de condução conectada ao redor do mundo. As companhias trabalharão juntas para desenvolver a futura geração de serviços conectados para carros equipados com o Azure, uma das mais inteligentes soluções de nuvem da Microsoft. Estes novos serviços melhoram a experiência do consumidor por meio de navegação avançada, manutenção preventiva e serviços centrais dos veículos, monitoramento remoto dos equipamentos do carro, experiências móveis externas e atualizações via OTA ("over-the-air") - ou seja, downloads de updates através de redes móveis de acesso à internet, seja de smartphones ou de sistemas instalados nos próprios carros.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia