Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de setembro de 2016. Atualizado às 23h38.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 23/09/2016. Alterada em 22/09 às 21h57min

O mirante do amor

Irajá Heckmann e Marília Patta Ramos lançaram a "calcinha do amor" para substituir os cadeados

Irajá Heckmann e Marília Patta Ramos lançaram a "calcinha do amor" para substituir os cadeados


IHM/DIVULGAÇÃO/JC
A exemplo de Paris e outras cidades europeias, o Mirante do Vale do Quilombo, em Gramado, também é cercado com grade e com muitos "cadeados do amor". Também como as outras cidades, ao longo do tempo, eles acabam sobrecarregando as estruturas. Foi essa a inspiração de Irajá Heckmann e Marilia Patta Ramos para lançar uma campanha propondo a substituição dos cadeados por "calcinhas do amor". Se a moda pega, o mirante será um grande quebra-vento.

Ponto para a EPTC

Em relação ao transporte via aplicativos de celular (Uber), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou a concessão de liminar em mandado de segurança, reconhecendo "a correção do agir fiscalizatório e inibitório" de tais condutas pela EPTC. Trecho: "impedir a EPTC de exercer a função administrativa para a qual foi criada não encontra respaldo jurídico, frente à extensão e à abrangência dos efeitos do pedido".

Quarentena prévia

Em relação à nota "Inflação de siglas", leitor pondera que, se não temos cláusula de barreira, poderia ser feita uma espécie de quarentena prévia, a exigência de um tempo mínimo de filiação para os militantes concorrerem a algum cargo eletivo. Ele reconhece que dificilmente o Congresso Nacional aprovaria tal mudança, mas que algo precisa ser feito.

O novelo

A prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega - circunstâncias à parte - mostra que um grosso novelo está sendo desenrolado de forma implacável. Os estilhaços voam para todos os lados. A Lava Jato é como as abelhas, que voam em ziguezague, mas sabem perfeitamente bem onde querem chegar. Nós temos o tempo, como disse um integrante da equipe.

Feliz aniversário

O Centro de Estudantes dos Cursos Agrotécnicos da Escola Técnica de Agricultura, em Viamão, completa 100 anos de fundação no próximo dia 25. É o mais antigo centro de estudantes da América do Sul, por onde passaram grandes vultos da história gaúcha, como Leonel Brizola.

Na criação do conselho...

Após sequência de gafes, o Palácio do Planalto finalmente descobriu a pólvora e vai criar um conselho de informação. Dá para arriscar a seguinte tese: poucos ministros e dirigentes dos mais elevados escalões da República se dão ao trabalho de ler pelo menos um jornal por dia. No máximo, as assessorias fazem apenas clipping, caminho mais curto para se achar o rei da cocada preta.

...a descoberta da pólvora

Chega às raias do amadorismo que governantes não se deem conta da importância de sentir, para usar uma expressão cartesiana, o que rola por aí. Como já disse o jornalista Elmar Bones da Costa, tudo sobre a China, nada sobre a esquina. Sem falar que sentir as ruas sem segurança é outro babado, por mais conhecimento racional que se tenha delas.

Avante ao retrocesso

 Protesto pela regularização das carroças em Porto Alegre
Protesto pela regularização das carroças em Porto Alegre
JONATHAN HECKLER/JC
Carroceiros fizeram ontem um protesto na frente da prefeitura reivindicando mais prazo e mais condições de trabalho. Como é sabido, a chamada Lei Sebastião Melo concedeu um prazo espichado de oito anos para a retirada de circulação das carroças. Voltar ao status anterior não faz o mínimo sentido.

E segue o baile

O amadorismo campeia nas gravações para as rádios dos candidatos a vereador, principalmente do Interior. Além de textos horrorosos e promessas do tipo nada a ver, dá a impressão de que colaram o microfone numa parede de salão de baile e o candidato fala da parede oposta.

Miúdas

  • LEITOR que reside na rua Carlos Trein Filho descobriu que mora em três bairros da Capital.
  • CADA compra que faz na internet chega com "Auxiliadora/Mont'Serrat/Bela Vista". É o dom da ubiquidade.
  • UNIMED Porto Alegre está na 7ª colocação no ranking das 50 maiores operadoras de planos de saúde do País, segundo o jornal Valor Econômico.
  • CORTE Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve o arquivamento da representação contra o juiz federal Sérgio Moro interposta por 19 advogados.
  • RODOVIA BR-468 terá seu limite de velocidade aumentado para 100 km/h entre Dois Irmãos das Missões e Santo Augusto.

Finais

  • AGEFLOR (Associação Gaúcha de Empresas Florestais) lançou relatório sobre a indústria da base florestal no Rio Grande do Sul.
  • MULTIPLAN com apoio da prefeitura de Canoas inaugura domingo/16h30min a expansão do Parque Getúlio Vargas.
  • STIHL participa da Expoprag em Campos do Jordão (SP), evento referência no controle de pragas.
  • NESTE sábado, Hotel Ritta Höppner completa 58 anos em Gramado.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia