Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Setembro de 2016 às 19:14

A faixa do assalto

Pessoas caminhando pelo canteiro central com medo de serem assaltadas

Pessoas caminhando pelo canteiro central com medo de serem assaltadas


JONATHAN HECKLER/JC
A cada dia que passa, aumenta o risco de se passar pelas calçadas sob o Viaduto Otávio Rocha. Há semanas, a página registrou uma tentativa de chantagem a uma moradora do entorno, e agora chegam notícias de assaltos. Ontem mesmo, às 7h, uma mulher foi depenada dos seus pertences pelos amigos do alheio. Resulta que os que transitam diariamente pelo trecho passam a usar o canteiro central da Borges de Medeiros, que não foi feito para pedestres.
A cada dia que passa, aumenta o risco de se passar pelas calçadas sob o Viaduto Otávio Rocha. Há semanas, a página registrou uma tentativa de chantagem a uma moradora do entorno, e agora chegam notícias de assaltos. Ontem mesmo, às 7h, uma mulher foi depenada dos seus pertences pelos amigos do alheio. Resulta que os que transitam diariamente pelo trecho passam a usar o canteiro central da Borges de Medeiros, que não foi feito para pedestres.

Mais movimento

A que ponto chegamos! Opta-se pelo perigo do trânsito para evitar o assalto. Mas há trechos em que a sensação de insegurança é amenizada: os pontos em que existe movimento, leia-se, no começo e no fim do viaduto, onde há lojas, lancherias e paradas de ônibus.

Atualidades

De Otto von Bismarck, o Chanceler de Ferro (1815-1898), que levou os países germânicos a conhecer, pela primeira vez na sua história, a existência de um Estado nacional único: "Com leis ruins e funcionários bons, ainda é possível governar. Mas com funcionários ruins, as melhores leis não servem para nada". É dele também a frase "uma grande nação não pode ser governada com base nas opiniões de um partido".

Protesto

Motoristas do Uber em Porto Alegre farão hoje, às 17h, um protesto contra a nova tarifa implantada na cidade. Os profissionais não são contra o desconto em si, cujo objetivo é atrair mais passageiros. O que eles questionam é que tudo seja cobrado do parceiro - a empresa não reduziu suas taxas.

Ventinho à toa

Passageiro que foi para Curitiba ontem de manhã pela Azul levou um certo medo quando o comandante avisou que "estamos desviando do ciclone por causa do vento de 200 km/h". Sem problemas. Os jatos voam entre 800 km/h e 900 km/h, então dá para escapar. Mas que assusta, assusta.

Desfecho

Até o final deste mês, deverá ser conhecido o banco que vai comprar as operações do Citibank no Brasil e outros países da América Latina. A disputa está parelha entre o Itaú e o Santander. Uma transação desse quilate obviamente leva um bom tempo para ser completada.

As mãos limpas

O bordão das mãos limpas, usado pela candidata à prefeitura da Capital Luciana Genro (PSOL), já foi utilizado antes. O gaúcho Fernando Ferrari o usou no início dos anos 1960. "O político das mãos limpas" foi candidato a presidente da República pelo MTR - Movimento Trabalhista Renovador, dissidência do PTB (hoje PDT), do qual foi expulso por denunciar manobras pouco recomendáveis.

O general da banda I

Quem é que disse que o Brasil está imune a terremotos e tsunamis? Ontem foi um belo exemplo. Mas a mãe de todos estes fenômenos será quando - e se - for decretada a prisão do general. Recorde-se que, lá atrás, vozes ilustres do PT o advertiam sobre as ligações perigosas com as famosas más companhias.

O general da banda II

A questão agora tem um approach diferenciado, segundo o Ministério Público Federal: não foram as más companhias que o enterraram, ele que era a má companhia. Enfim, como no provérbio bíblico, tanto vai o cântaro à fonte que um dia ele acaba se quebrando.

Dois em um

A nota sobre o uso indevido dos contêineres para lixo orgânico, que recebem lixo reciclável, gerando enorme sujeira deixada por alguns catadores, levanta a pergunta: por que não colocar dois destes equipamentos, um para cada tipo de resíduo? Há controvérsias, porque é mais um espaço retirado do pedestre e mais lentidão para o recolhimento. Sem falar que muita gente vai depositar o lixo no contêiner errado. Enfim, tem que mudar o comportamento.

Finais

  • GRUPO de Buenos Aires apresenta show de tango de todas as épocas amanhã e sábado/21h/Teatro do CIEE.
  • FEEVALE desenvolveu tecnologia de reuso das águas do rio Caí com diminuição do volume captado.

Miúdas

  • VENTO constante com rajadas de respeito é normal, mas ventos fortes durante quase um dia é brabo.
  • HOUVE uma redução de 26% em roubos nos ônibus e lotações no segundo trimestre deste ano (452 casos) na comparação com o primeiro trimestre.
  • se acostumando. A partir de 6 de novembro, os números dos celulares terão um 9 a mais.
  • OPOSIÇÃO desdenha o pacote do governo federal de privatizações de rodovias pontuando "só em 2017". Mas em que mês estamos mesmo?
  • TRIUNFO Concepa estima que cerca de 60 mil veículos usem a freeway entre amanhã e sábado.
  • AUMENTO do fluxo se deve ao feriadão de 20 de Setembro. Quem pode, pode, que não pode se sacode.