Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 08 de setembro de 2016. Atualizado às 23h24.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 09/09/2016. Alterada em 08/09 às 21h51min

Eu sou o show

 Desfile de 7 de setembro (Cívico-militar da Semana da Pátria), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Avenida Beira-Rio.

Desfile de 7 de setembro (Cívico-militar da Semana da Pátria), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Avenida Beira-Rio.


FREDY VIEIRA/JC
Um dos mais impressionantes comportamentos humanos neste alvorecer de milênio é que ninguém mais assiste nada, nem que o espetáculo ou evento se desdobre bem na frente do nariz dos espectadores. Todo mundo grava, de olho no smartphone. Mesmo em shows musicais. Terão as imagens com qualidade na internet, mas a assinatura pessoal é o que vale: fui eu que gravei.

Quem limpa?

Muitos donos de cães levam o tradicional saquinho plástico para recolher os dejetos dos animais, o que é elogiável. Mas poucos se incomodam quando os cães urinam nas calçadas, paredes dos prédios ou nas grades. Claro, não é deles. O resultado é um fedor espalhado e grades de metal corroídas ao longo do tempo. A média de cães na região Sul é de um para menos de três habitantes.

Mais um na lista

A caça ilegal do marfim das presas é a causa principal da morte de elefantes, mesmo com 84% vivendo em áreas "protegidas"
A caça ilegal do marfim das presas é a causa principal da morte de elefantes, mesmo com 84% vivendo em áreas "protegidas"
VULCAN INC./DIVULGAÇÃO/JC
A equipe Elefantes Sem Fronteiras mapeia constantemente a população destes animais. O último censo pan-africano revelou uma redução alarmante de 30% (144 mil) dos elefantes-de-savana entre 2007 e 2014 em 15 dos 18 países pesquisados. A caça ilegal do marfim das presas é a causa principal, mesmo com 84% vivendo em áreas "protegidas". O ser humano não falha.

Miau!

A Polícia Civil prendeu em flagrante o dono de uma academia de ginástica da Capital que fazia gato em 100% da energia utilizada. Gasta-se muita energia na musculação, mas não a ponto de ter que afaná-la da CEEE...

Pequenos negócios

O Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, que tem o Simecan como mantenedor, está divulgando o Edital Sebrae de Programa Inovação nos Pequenos Negócios, com recurso não reembolsável que visa apoiar projetos de inovação de micro e pequenas empresas. Informações pelo ieitec@ieitec.com.br.

Inovação industrial

A Mercopar, que acontece de 4 a 7 de outubro, em Caxias do Sul, será o primeiro grande evento de subcontratação e inovação industrial após as mudanças políticas. Desde a semana passada, é crescente o ritmo de novos expositores interessados em participar da feira, especialmente os da Serra Gaúcha.

Observatório Social

A ACI de Novo Hamburgo prepara, para o dia 5 de outubro, a assembleia que constituirá oficialmente o Observatório Social na cidade. Mais de 20 entidades são parceiras no projeto, cujo objetivo é promover a conscientização para a cidadania fiscal e propor a adequada e transparente gestão dos recursos públicos.

Em busca da enchente perdida

O Ministério da Integração Nacional autorizou, nesta quinta-feira, o empenho e a transferência de R$ 2,07 milhões para execução de obras de recuperação de danos no Rio Grande do Sul e no Paraná. Os recursos emergenciais serão aplicados na reconstrução de áreas danificadas pelas chuvas intensas e enxurradas entre 2014 e 2016. Atrasadito, no?

Caça ao passageiro

A ATP quer reajuste nas passagens dos ônibus de Porto Alegre e, considerando-se a inflação, está no seu direito. Porém, os coletivos estão com número pequeno de passageiros se comparado com épocas anteriores. Fora dos horários de pico, não é incomum ver ônibus com poucos usuários. Vale o mesmo para lotações - pior até. Quem diria que um dia o transporte individual, como o Uber, seria concorrente do transporte de massa.

Vício

A dependência do celular é tanta que o tradicional aviso para desligá-lo antes de espetáculos de teatro ou no cinema é ignorado. A produção de um musical resolveu mudar o aviso protocolar: ressaltou nos alto-falantes que a luz do aparelho realmente incomoda e atrapalha os artistas e os outros espectadores. Houve aplausos de parte do público após o informe. A que ponto chegamos.

Miúdas

  • DEMORA de até quatro dias no recebimento do Sedex teve uma explicação curiosa: carteiros na Paralimpíada.
  • SEM crise, a Óptica Foernges abre nova loja dia 12 no Shopping Praia de Belas, segundo piso.
  • CONSELHO Federal de Odontologia aprovou norma que regulamenta a aplicação de botox por cirurgiões-dentistas.
  • CHEGARÁ o dia em que a maior parte da população estará com o rosto mais liso que bola de bilhar.

Finais

  • RICARDO John, CCO da J. Walter Thompson, fará palestra na ARP/19h30min com o tema "Cannes 2016: me provoque ou morra".
  • LANÇAMENTO do livro Caudilho Maldito, de Euclides Torres, será dia 14/Jeronimo Coelho, 377/às 17h.
  • GRUPO de Atendimento promove, dia 22/ESPM/19h30min, a palestra "Inovação Hacker", com João Ramos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia