Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 06 de setembro de 2016. Atualizado às 17h20.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 06/09/2016. Alterada em 06/09 às 17h21min

A origem

JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA /DIVULGAÇÃO/JC
A Cruz Missioneira tem origem espanhola e data de 1232. Esta é uma das conclusões do pesquisador José Roberto de Oliveira, que trabalha no assunto desde 1993. Símbolo da região Missioneira e presente em dezenas de municípios, a cruz trazida pelos jesuítas é nascida na Província de Múrcia na cidade de Caravaca sob jugo mouro, comandado por Sayid Almohade e Abu-Zeit, muçulmano que escravizou os cristãos da região. Atribuiu-se a ela um milagre relacionado com o domínio mouro.

Na radiografia da saúde...


SIMERS/DIVULGAÇÃO/JC
No encontro dos candidatos à prefeitura da Capital o Simers escancarou algumas duras realidades da saúde e os desejos da população para melhorar o quadro. Nos diversos levantamentos que o Sindicato Médico tem efetuado, alguns dados e números dão a dimensão do desafio para quem vencer o pleito.

...o desafio dos candidatos

Nas unidades de saúde, 28 mil pessoas esperam consultas com especialistas; faltam medicamentos em 51% das unidades, a ventilação é precária em 100%; há carência até de geladeiras para guardar vacinas; em 89% dos postos há infiltrações e em 77% contatou-se presença de ratos, pulgas, mosquitos e baratas.
 

Olimpíada de exportação

Quem diria: o Comitê Olímpico do Japão está de olho no método de treinamento da força de trabalho - incluindo 50 mil voluntários - realizado pela Faculdade Estácio (RJ) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Em três visitas desde o fim da Olimpíada, grupos de japoneses de diversas áreas do Comitê acompanharam capacitações diferentes de voluntários de olho no Japão de 2020.

Direito de propriedade


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Pode entrar em votação hoje na Casa do Povo o projeto do deputado estadual Elton Weber (PSB), assegurando que as terras dos agricultores e empreendedores familiares detentores de propriedades de até quatro módulos fiscais e dos pecuaristas familiares detentores de propriedades de até 300 hectares não serão objeto de demarcação para fins de formação de territórios indígenas e quilombolas.

O canal, no Panamá

O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), o gaúcho Wilen Manteli, falará sobre as perspectivas da indústria portuária no Brasil no seminário "Latin American Ports Forum", que se realiza nesta quarta-feira no Panamá.

Mistura fina

A operação da Polícia Federal focada nos principais fundos de pensão das estatais era uma questão de tempo. Sem falar nos mal havidos, a gestão falha salta aos olhos, com os associados tendo que aumentar o percentual de contribuição e o tempo. Dormiram Funcef, Petros, Previ e Postalis e acordaram Aerus.

Tabu aos 40

Todos os anos são realizadas milhares de tentativas de fertilização artificial no Brasil, mas o tabu ainda resiste mesmo quatro décadas depois do início da utilização dessa técnica. Segundo o especialista em fertilidade feminina e médico da Clínica Insemine, João Sabino da Cunha Filho, é muito frequente que casais peçam sigilo e escondam de todos, inclusive da própria criança.

Ponto obrigatório

Véspera de feriadão é época do acionamento do ponto facultativo para o funcionalismo. Na realidade, ponto obrigatório. É o que deve ocorrer na véspera do 20 de Setembro, que cai numa terça-feira. A prefeitura de Bento Gonçalves decretou ponto facultativo na segunda-feira, 19, com um porém: as horas não trabalhadas tem que ser compensadas neste sábado, dia 10.

Miúdas

  • COM ou sem grana, o feriado passou a feriadão para muitas categorias. O trânsito é a prova.
  • ACAMPAMENTO Farroupilha, que começa nesta quarta-feira, é coisa bonita de se ver, apesar do efeito colateral, a defumação.
  • PREÇO dos lanches e almoços na Capital sobe devagar e sempre. Um pila aqui, dois pilas lá...
  • NOVIDADE aprovada pela Anvisa: BTL Vanquish, aparelho de radiofrequência que elimina 40% das gorduras localizadas.

Finais

  • DNIT iniciou ontem a instalação de tachões na pista principal da BR-116, trabalho que se estenderá até o dia 12.
  • GRUPO Cortel promove sábado/11h/Cemitério Memorial da Colina, em Cachoeirinha, palestra da psicóloga Adriana Binotto.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia