Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de setembro de 2016. Atualizado às 23h18.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 02/09/2016. Alterada em 01/09 às 21h30min

De volta às origens

Deputado Jerônimo Goergen durante a Expoitnter

Deputado Jerônimo Goergen durante a Expoitnter


CAROLINE JARDINE /DIVULGAÇÃO/JC
Garçom formado pelo Senac e deputado federal nas horas vagas. Brincadeira. Mas Jerônimo Goergen (PP), de fato, tem esta qualificação. E, durante homenagem recebida pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça na Expointer, o deputado federal gaúcho mandou bem, mas faltaram a gravata borboleta, o casaco branco e o guardanapo no braço.

Novidades em Pelotas

A Celulose Riograndense apresentou ontem os novos equipamentos do porto de Pelotas. Em parceria com a Sagres Agenciamentos Marítimos e com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), a empresa finalizou a construção do novo prédio operacional, da balança de pesagem da SPH e o espaço de apoio às operações. Para se ter uma ideia, a antiga balança estava em operação há 42 anos.

Sai El Niño...

Setembro terá três possíveis longos períodos de chuva. Mas, segundo a RGE (Grupo CPFL Energia), devido ao fenômeno La Niña de fraca intensidade na primavera, as frentes chegam mais rápido ao Estado, e não permanecem por muito tempo, porque o El Niño se mandou. O primeiro período de chuva começa neste sábado e se estende até terça-feira, dia 6.

...entra La Niña

Este sábado também será o dia mais crítico, com previsão de volume de chuva acima da média e incidência de raios; o segundo período chuvoso está previsto entre os dias 11 e 14; e o terceiro, entre os dias 20 e 25, resultado do esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico na costa do Equador e o aquecimento das águas na faixa entre o Chile e o Peru.

Boa nova

O governador José Ivo Sartori (PMDB) contou à repórter Patrícia Comunello que, neste mês, teremos novidades sobre a RS-118, rodovia fundamental para a Região Metropolitana de Porto Alegre, que espera melhorias há anos. "É prioridade absoluta, mas temos de destravar burocraticamente a obra para criar projetos para acessos e viadutos e retirar as pessoas que ocupam áreas", explicou Sartori.

Desapropriação de prédio

Foi protocolado ontem, na Câmara dos Deputados, projeto de lei, de iniciativa da presidência da República, que efetiva a desapropriação de um imóvel na rua Sete de Setembro, Centro Histórico de Porto Alegre, para uso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e a pedido deste. Trata-se do prédio do antigo Banco Maisonnave, liquidado extrajudicialmente em novembro de 1985.

Coral BRDE

O presidente do BRDE, Odacir Klein, recebeu, na casa da instituição na Expointer, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD). Também por lá, o vice-presidente do banco e ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, e o diretor (e ex-senador de Santa Catarina) Neuto de Conto acompanharam o violonista professor Amaral, entoando a plenos pulmões a música Querência Amada.

Fama indigesta

As entidades que cobram soluções para o Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, estão dando pulos - mas não de alegria. O programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, da Globo, mostrou há dias uma reportagem onde o viaduto da Borges aparece como um dos monumentos mais pichados e degradados do Brasil.

A degradação do Centro

Número crescente de sem-tetos busca abrigo no Centro Histórico
Número crescente de sem-tetos busca abrigo no Centro Histórico
FREDY VIEIRA/JC
As moradias informais que se espraiam por todo o Centro Histórico da Capital já são embriões de futuros barracos caso nada seja feito. Não são apenas camas improvisadas. Há um número crescente de sem-teto que conseguiram até colchão box, em cuja cabeceira podem guardar objetos e alimentos à guisa de despensa ou guarda-roupa.

Miúdas

  • NO almoço com a imprensa na Expointer, o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, enfrentou o barro de galochas.
  • PORTO Mauá, divisa com a Argentina, registrou chuva com coloração cinza, provavelmente cinzas de vulcão chileno.
  • ALGUNS motoristas de lotação fingem que não veem os acenos de pessoas nas calçadas.
  • PENSANDO bem, a bateria de celular é uma dependente química.

Finais

  • SOCIEDADE Cultural Conde de Porto Alegre promove palestra do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança nesta segunda-feira, às 19h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • COM dois meses de antecipação, a AES-Sul concluiu a substituição de rede no bairro Hamburgo Velho/NH.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia