Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de setembro de 2016. Atualizado às 12h58.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Dom Jaime Spengler

A voz do Pastor

Notícia da edição impressa de 22/09/2016. Alterada em 21/09 às 21h15min

Palavra de Deus e espiritualidade

A relação pessoal com a Palavra de Deus alimenta e sustenta nossa vida de discípulos e discípulas do Crucificado-Ressuscitado. À luz da palavra de Deus e sustentados por sua força, podemos melhor compreender nossa vida, vocação e missão. Assim, o testemunho de nossa fé, como resposta decidida àquilo que a Sagrada Palavra inspira, se torna critério de avaliação para participação pessoal e comunitária nas alegrias e esperanças, dores e angústias de nosso povo. Segundo o Papa Francisco, "há uma modalidade concreta para escutarmos aquilo que o Senhor nos quer dizer na sua Palavra e nos deixarmos transformar pelo Espírito: designamo-la por leitura orante. Consiste na leitura da palavra de Deus num tempo de oração, para lhe permitir que nos ilumine e renove" (EG 152).
A espiritualidade cristã encontra na Sagrada Escritura seu alimento e orientação. Por isso, a Leitura Orante da Palavra, realizada preferencialmente em comunidade, descortina os tesouros da Palavra Sagrada. A dinâmica quando "bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo" (Doc. de Aparecida, 249). O contato com o Cristo-Palavra é caminho privilegiado para quem se dispõe ao processo de iniciação à vida cristã. Esse processo tem como núcleo fundamental a pessoa de Jesus Cristo e seu Evangelho. Ele impulsiona o espírito de oração, favorece a vida sacramental e dispõe o iniciado à participação ativa na vida da comunidade eclesial e social. Quais são os passos do método da Leitura Orante da Palavra? A tradição nos legou quatro passos:
1. A leitura do texto proposto. Neste primeiro passo importa captar o sentido do texto do modo mais pleno possível. Algumas questões podem auxiliar: quem são os personagens? O que diz e faz cada um? Onde? Qual é o contexto? É possível relacionar o texto lido com outros textos da Sagrada Escritura?
2. Meditação. Através da meditação se busca responder à pergunta: o que Deus, através deste texto, tem a nos dizer? É importante deixar que o texto fale diretamente ao leitor, seja pessoalmente, seja comunitariamente. As seguintes perguntas podem auxiliar nesta etapa: o que há de semelhante e de diferente entre a situação apresentada pelo texto e a atual? O que o texto diz para a nossa situação? Que mudanças de atitude sugere?
3. Oração. Nesta etapa expressamos o que o texto nos faz dizer a Deus. A oração é a nossa resposta à palavra de Deus lida e meditada. Dependendo do que se ouviu da parte de Deus, a oração pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão.
4. Contemplação. A contemplação tira o véu e ajuda a descobrir o projeto de Deus para o nosso tempo. Ela ajuda a enxergar o mundo de maneira nova. Contemplar supõe viver de modo diferente! Pela Leitura Orante, vamos crescendo na compreensão do sentido e da força da Palavra de Deus; ela vai nos transformando e nos tornando capazes de transformar a realidade.
Por que a Igreja insiste no exercício da Leitura Orante da Palavra? É que a "Palavra de Deus está na base de toda espiritualidade cristã autêntica" (Bento XVI).
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Tatiana Amaral Vatef 22/09/2016 12h10min
Boa essa de comentar um pouco sobre a tradição dos passos da Leitura. Atualmente as pessoas estão tão sem memória que têm dificuldades até de comentar sobre as notícias que assistem no telejornal!
Dorian R. Bueno 22/09/2016 09h38min
Graças a Deus todos os dias canto louvores para ele, até mesmo por que foi ELE que me enviou as abençoadas palavras, para criar letras e as melodias dos 38 louvores que compusemos juntos, Amém.nn SOU DEUS - nLetra/Música: DEUS e Dorian Buenon nEU SINTO FALTA DE ESTAR JUNTO DO SENHOR,nPRECISO TANTO RECEBER O SEU AMOR,nVOU TE ADORAR E PERSEVERAR,nPELAS PALAVRAS QUE O SENHOR VAI ENSINAR .n nNA SAGRADA BÍBLIA, VAMOS LER E ENTENDER ,nPARA A NOSSA VIDA, COMEÇAR ACONTECER , nE NO SEU TEMPO, BUSCAR AVIVAMENTO,nDEUS ESTÁ EM NÓS, EM TODOS OS MOMENTOS. n nMEU FILHO O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ?nNÃO FOI ASSIM, QUE SEMPRE TE ENSINEI,nMAIS UMA VEZ, VOU TER QUE REVELAR ,nSOU DEUS DA VIDA, VOCÊ PODE ACREDITAR.n nEM TODOS LARES EU SEMPRE ESTOU, nLEVO ESPERANÇA QUE ACALMA A TUA DOR, nSOU O REMÉDIO, A CURA A SALVAÇÃO,nABRA COM AMOR, O TEU CORAÇÃO.n nNÃO SOU DEUS, PRA FICAR SEM FAZER NADA, nSOU TÃO PODEROSO, QUE CRIEI O MUNDO, nRIOS, ANIMAIS, FLORES, CAMPOS E MARES, nJESUS CRISTO, IGREJA E TODOS OS LUGARES. nnAmém...nDorian Bueno POA, 22.09.2016nn