Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 25 de agosto de 2016. Atualizado às 22h40.

Jornal do Comércio

Opinião

CORRIGIR

Artigo

Notícia da edição impressa de 26/08/2016. Alterada em 25/08 às 21h40min

Dia do Psicólogo

Leci Maria Soriano Bobsin Corrêa
No dia 27 de agosto de 1962, foi regulamentada a profissão do psicólogo no Brasil e formalizada a criação dos cursos de Psicologia. A partir de então, nesta data, é comemorado o Dia do Psicólogo, o habilitando a atuar em clínicas, escolas, organizações, hospitais etc. O auxílio dos conflitos internos é uma das tantas funções do profissional desta área, que busca promover a qualidade de vida e o alívio do sofrimento mental dos indivíduos, famílias, casais e grupos. A ação do psicólogo possui caráter de prevenção e promoção da saúde da mente em diferentes situações e contextos, na busca do alívio das emoções e dos sentimentos que trazem angústia ao paciente, abrangendo também casos de crise, problemas de desenvolvimento e quadros psicopatológicos.
Apesar de as clínicas e consultórios serem os locais onde mais se concentrem estes profissionais, atualmente o psicólogo tem ampliado seu campo de atuação entrando também no ambiente hospitalar, abrindo um novo espaço para a comunidade. Além do hospital geral, a Psicologia atua em instituições de saúde mental, Caps e postos de saúde. O vasto campo de trabalho deste profissional tem se mostrado necessário, a partir de estudos que indicam pessoas cada vez mais "doentes", e que vivem situações de estresse, depressão e angústia frequentes. Dados da Organização Mundial da Saúde, por exemplo, citam a depressão como "o grande mal do século 21". Somente em 2015, 350 milhões de pessoas em todo o planeta foram acometidas por este mal e, só no Brasil, 5 milhões.
Neste 27 de agosto, quero congratular amigos, colegas, supervisores, terapeutas e professores que fizeram ou ainda fazem parte da minha história de vida. Ser um profissional desta área não é somente exercer uma profissão, é saber ouvir, compreender, desenvolver empatia, cuidar, acolher, respeitar e encorajar.
Professora, administradora, graduanda em Psicologia
CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia