Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 24 de Agosto de 2016 às 16:25

O estresse jurídico entre os Poderes da República

Outro estresse jurídico-administrativo envolve a delação premiada, tão temida e, talvez, agora, um pouco desacreditada. Aconteceu, novamente, vazamento de informações na delação premiada de Léo Pinheiro que envolve o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outro estresse jurídico-administrativo envolve a delação premiada, tão temida e, talvez, agora, um pouco desacreditada. Aconteceu, novamente, vazamento de informações na delação premiada de Léo Pinheiro que envolve o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O fato provocou farpas entre a Suprema Corte e o Ministério Público Federal (MPF). Para o ministro Gilmar Mendes, do STF, os ministros estão diante de "algo mórbido que merece a mais veemente resposta". Segundo o ministro, o mais falante dos atuais integrantes do Supremo, os investigadores induzem os delatores a dar a resposta desejada. "Não é de se excluir que a citação a Dias Toffoli pela empreiteira OAS esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses.
Isso é uma suposição da mais alta gravidade, sem dúvida. Ainda mais dita por integrante do STF. Para conturbar ainda a mais o atualmente complicado sistema jurídico-institucional do País, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda que negando qualquer vazamento, determinou a suspensão das negociações do acordo de delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e de outros executivos da empreiteira.
Janot ficou incomodado com o vazamento dos assuntos tratados no pré-acordo da delação. É a primeira vez que o procurador-geral determina a suspensão de um acordo de delação desde o início da Lava Jato, em 2014.
O MPF acredita que houve quebra de confidencialidade, uma das cláusulas do pré-acordo feito há duas semanas. Entre os procuradores, porém, a decisão de Janot em relação à delação de Pinheiro é vista como um ato político. Se não agisse para evitar que a Lava Jato atinja ministros, Janot estaria comprando uma briga maior com o STF.
Mas foi a Lei nº 12.529/2011 que regulamentou o acordo de leniência, prevendo, além do evidente sigilo, que o colaborador identifique os demais envolvidos e passe informações e documentos que comprovem a infração noticiada ou sob investigação.
É preciso que, por ocasião da propositura do acordo, não estejam disponíveis com antecedência provas suficientes para assegurar a condenação, o colaborador confesse sua participação no ilícito e coopere plenamente com as investigações.
O juiz não deve participar das negociações para formalização do acordo de colaboração. Apenas o colaborador, seu advogado, o delegado de polícia e o representante do MPF participam. Negociado o acordo, ele deve ser formalizado contendo o relato do colaborador e eventuais resultados pretendidos, as condições da proposta do Ministério Público e da autoridade policial, a declaração de aceitação do colaborador e de seu defensor, as assinaturas de todos os participantes e a especificação de medidas de proteção ao colaborador e sua família.
O termo do acordo é então encaminhado, com cópia da investigação e das declarações do colaborador, ao juiz, para homologação. Após a homologação, iniciam-se propriamente as medidas de colaboração.
Parte fundamental do acordo é que o colaborador renuncia ao seu direito ao silêncio e fica compromissado a dizer a verdade. Além disso, a Lei nº 12.850/2013 exige a presença de advogado em todos os atos de negociação, confirmação e execução da colaboração. A eficiência do acordo é julgada pelo juiz em sentença, que não pode condenar apenas com base nas declarações do colaborador, devendo possuir meios de prova diversos. Tudo muito claro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO