Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 10 de agosto de 2016. Atualizado às 02h40.

Jornal do Comércio

Opinião

CORRIGIR

Artigo

Notícia da edição impressa de 10/08/2016. Alterada em 09/08 às 20h07min

O papel do advogado na sociedade

Verônica Althaus
Amanhã, 11 de agosto, comemora-se a data máxima da advocacia. A escolha pelo dia remete ao período em que foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, em 1827. Desde lá muita coisa mudou, não apenas no ensino do direito, motivado pela tecnologia e globalização, mas, também no mercado da advocacia e na atuação dos profissionais na administração da Justiça. Embora saibamos que o caminho até a justiça efetiva apresenta algumas dificuldades, é fundamental lembrarmos da importância do exercício da advocacia no processo de construção de um País mais justo.
Este ano, especialmente, ficará gravado na memória da comunidade jurídica por se tratar de um período marcado por inovações e atualizações para os profissionais do Direito. Além das turbulências políticas e das tantas discussões a respeito de determinadas decisões serem legais ou não, o novo Código de Processo Civil começou a vigorar e entrou em cena o Novo Código de Ética e Disciplina da OAB. Ademais, também não podemos deixar de citar as mudanças provocadas pelo mundo digital. A disseminação do uso da internet facilitou o surgimento de novas oportunidades de negócios e o aprimoramento das atividades empresariais, mas, ao mesmo tempo, trouxe ao Judiciário demandas a respeito de assuntos que ainda não possuem jurisprudência, nem são totalmente regulamentados pela legislação brasileira.
Aos atuais e também aos futuros profissionais da área, lembramos que a luta pela valorização da advocacia é um desafio diário, sendo seu papel imprescindível em regimes democráticos, principalmente em um cenário de adversidade e constantes mutações que vivenciamos hoje. É preciso entender que a responsabilidade do advogado vai além de resolver conflitos, tendo uma importante atuação junto à sociedade, cuidando dos direitos das pessoas. Nós somos quem promove a defesa do cidadão, cumprindo com dignidade a função do direito.
Advogada
CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia