Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 24 de Agosto de 2016 às 08:18

Terremoto atinge região central da Itália e deixa mortos

As cidades italianas mais atingidas foram Amatrice, Accumoli e Norcia

As cidades italianas mais atingidas foram Amatrice, Accumoli e Norcia


FILIPPO MONTEFORTE/AFP/JC
Agência Estado
O terremoto de magnitude 6,2 que atingiu a região central da Itália nesta quarta-feira (24) matou ao menos 38 pessoas e deixou muitas outras soterradas sob os escombros de prédios que desabaram.
O terremoto de magnitude 6,2 que atingiu a região central da Itália nesta quarta-feira (24) matou ao menos 38 pessoas e deixou muitas outras soterradas sob os escombros de prédios que desabaram.
Um porta-voz da Agência de Proteção Civil da Itália confirmou que o abalo deixou mortos e feridos, mas ressaltou que ainda não há uma contagem oficial das vítimas. Ele acrescentou que operações de resgate estão em andamento, com a participação de militares.
No entanto, autoridades locais das áreas atingidas disseram que há mais de 30 mortos e que várias outras pessoas se feriram ou estão desaparecidas. O tremor ocorreu às 3h36min (pelo horário local) e foi sentido na maior parte da região central do país, inclusive na capital, Roma.
O prefeito da cidade italiana de Amatrice, na Úmbria, disse que há moradores sob os escombros de edificações. "A cidade não está mais aqui", afirmou Sergio Pirozzi à rádio estatal RAI. "Espero que nos ajudem."
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) estima que o terremoto teve magnitude 6,2 e que seu epicentro foi em Norcia, cerca de 170 quilômetros a nordeste de Roma. Já o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo calculou a magnitude do tremor em 6,1.
Segundo os primeiros relatos, as cidades italianas mais atingidas foram Amatrice, Accumoli e Norcia.
O chefe da Agência de Proteção Civil, Fabrizio Curcio, disse que a gravidade do mais recente terremoto é comparável ao que atingiu a região de Áquila em 2009, matando mais de 300 pessoas. No entanto, as cidades envolvidas neste terremoto de quarta-feira são muito menores do que Áquila. A cidade de Accumoli tem cerca de 700 pessoas.
Trabalhadores humanitários estão levando comida e suprimentos básicos para as cidades mais atingidas. Moradores de Amatrice, uma pequena cidade de cerca de 2.600 pessoas, ficaram amontoados no centro da cidade, envolto em cobertores e aguardando notícias de sobreviventes.
Em uma entrevista, Guido Castelli, prefeito de Ascoli Piceno, disse que 10 pessoas foram confirmadas mortas em Pescara del Tronto e outras duas vítimas, incluindo uma jovem, em cidades menores nas proximidades. Os esforços de resgate em Pescara del Tronto estão complicados, uma vez que pontes foram destruídas.
O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, disse em um tweet que o governo estava em contato com a Agência de Proteção Civil. O presidente italiano, Sergio Mattarella, estava retornando a Roma de Palermo para ajudar a supervisionar a operação de resgate.
Renzi afirmou que a prioridade para os próximos dias é resgatar os sobreviventes. Em breves palavras, o premiê agradeceu as equipes de resgate que têm cavado os escombros, alguns com as próprias mãos, para chegar a moradores esmagados por suas casas. Ele anunciou que está a caminho das regiões afetadas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO